Secadores argentinos querem o Tigres levantando a taça da Libertadores

Secadores argentinos querem o Tigres levantando a taça da Libertadores

Em Buenos Aires, na expectativa do 1º jogo da decisão da Libertadores, que se realiza hoje à noite no Estádio Universitário de Monterrey, no México, reunindo as equipes do River Plate e do Tigres, do México, o que menos tenho encontrado aqui na capital argentina é torcedor do River.

De cada dez torcedores com quem falei, apenas dois se disseram torcer pelo representante da Argentina nessa decisão do torneio continental. Os demais secadores argentinos se dividiam entre torcedores do Boca (a maioria), do Intedpendiente e do Estudiantes.

Nesses contatos com desportistas argentinos, observei que existe uma forma velada de rejeição ao River, considerado por alguns como "clube de rico", o que - convenhamos - é uma tolice, já que, sendo um esporte eminentemente popular, o futebol não pressupõe estereótipos ultrapassados como esse que tenta dividir as sociedades modernas entre ricos e pobres. 

Por falar na Libertadores, fico a imaginar como deve estar sendo doloroso para o torcedor colorado ficar fora dessa decisão,  tudo porque seu time se acovardou no jogo de Monterrey, transferindo ao Tigres mexicano, de forma pusilânime, a vantagem que havia conquistado em seus domínios, no primeiro jogo da semifinal.
 
Sem quererr pisotear na dor colorada, é preciso dizer que a vitória de 2 a 1 no Beira-Rio não tinha sido suficientemente convincente para tranquilizar o clube gaúcho ante a possibilidade do tropeço, que afinal acabou acontecendo.

Se existe alguma forma de consolo capaz de amenizar a frustração colorada pelo fracasso na Copa Libertadores, ela repousa num fato que salta aos olhos dos torcedores mais lúcidos e menos passionais, aqueles que agem ao sabor da razão e não da emoção.

Refiro-me à difícil tarefa que o Inter teria pela frente, caso tivesse passado pelo Tigres, no sentido de levar a melhor sobre o River Plate, nessa decisão e 180 minutos, um time bem armado pelo técnico Marcelo Gallardo, dotado de um plantel qualificado, com peças de reposição capazes de lhe permitir superar desfalques motivados por lesões e punições disciplinares.

Algo que o time de Diego Aguirrre revelou não possuir, já que, desprovido de alguns titulares, vinha realizando atuações sofríveis, tanto  no Brasileirão quanto na Libertadores, tendo chegado à  semifinal do torneio sul-americano mais à base da sorte do que do futebol pouco qualificado que vinha apresentando em campo.

Aliás, vale dizer que, tal como o Inter, o Tigres também não será páreo para o bom River Plate nessa decisão da Copa Libertadores.
 
Embora desagradando a alguns torcedores argentinos, que se confessaram secadores do River nessa decisão, fui categórico ao lhes afirmar que o time argentino é, na minha opinião,  o grande favorito dessa disputa.

Os secadores argentinos já sentem o gostinho amargo do sucesso do rival, uma vez que o River vai disputar o Mundial de Clubes da FIFA, mesmo que perca o título continetal para o Tigues, o que considero pouco provável. 
 
Fruto dessa estada em Buenos Aires, cumpre-me registrar aqui meu reconhecimento à equipe de funcionários do Café Tortoni, na pessoa do gerente Nicolas Prado, tradicional casa de espetáculos da Rua Mayo, proximidades da Casa Rosada, sede do governo argentino.
 
Na noite de terça-feira, véspera do Jogo River x Tigres,  fui acolhido com fidalguia naquele local onde assisti a um belo espetáculo de tango, fazendo lembrar a era boêmia da capital porteña nos áureos tempos de Gardel e Le Pera, dois monstros sagrados da música típica da Argentina.


Contato direto com o colunista:  E-Mail(jornalino@gmail.com) - Twitter (@twitter.com/jornalino) - Facebook (https://www.facebook.com/lino.tavares.5?fref=ufi Lino Mídia Celebrities (https://www.facebook.com/lino.midiacelebrities?ref=hl), Telefone (51) 82008851. Veículos de atuação: Portal Esportivo Terceiro Tempo (http://terceirotempo.bol.uol.com.br/ ) - Linototícias Portal International (http://portalino1945.dihitt.com/)  - On Line Jornal Porto Alegre (http://linotavares.com.br/) - Semanário Virtualino Online (http://linotavares.blogspot.com.br/) -  Revista Eletrônica Gibanet.com (http://gibanet.com/entrevista-2/) - Portal Rádio Cotidiano Em Foco (http://www.radiocotidianoemfoco.com/) -  Jornal Expresso Minuano (http://www.alegrete.com.br/jornalexpressominuano/)

Foto: UOL  

Últimas do seu time