Os comandados de Juan Carlos Osorio somam agora seis pontos

Os comandados de Juan Carlos Osorio somam agora seis pontos

Do UOL, em São Paulo

O México não deixou cair o nível após a grande estreia com vitória sobre a Alemanha, voltou a jogar bem e venceu neste sábado (23) a Coreia do Sul por 2 a 1 para deixar encaminhada a classificação às oitavas de final da Copa do Mundo. Gols de Vela e Chicharito deixaram o time dependendo só de si para terminar com o primeiro lugar do grupo F. Son Heung-Min descontou no final.

Os comandados de Juan Carlos Osorio somam agora seis pontos, contra três da Suécia. Alemanha e Coreia do Sul estão zeradas, mas os alemães enfrentam os suecos ainda neste sábado, às 15h (de Brasília), fechando a segunda rodada. Se os atuais campeões mundiais não vencerem, o México já está classificado, e a Coreia, eliminada.

Na última rodada, na próxima quarta-feira (27), às 11h, o México joga com a Suécia em Ecaterimburgo. Já a Coreia do Sul pega a Alemanha em Kazan, nos mesmos dia e horário. Os classificados deste grupo vão enfrentar nas oitavas os times que vierem do grupo E, neste momento liderado pelo Brasil.

O melhor: Lozano

Assim como na partida contra os alemães, mais uma grande atuação do ponteiro esquerdo do México. Hirving Lozano chamou os sul-coreanos para o drible, teve muita movimentação no ataque e ainda teve excelente contribuição defensiva. Quase fez um golaço em jogada individual no primeiro tempo e puxou o contra-ataque para dar a assistência no gol de Chicharito na segunda etapa.

O pior: Lee Yong

O lateral direito da Coreia do Sul mostrou bastante limitação técnica. Além de sofrer com os dribles de Lozano, abusou da violência em algumas chegadas, levou cartão amarelo e protagonizou um lance feio na frente: recebeu cruzamento e, ao tentar chutar de primeira, acabou acertando um adversário em vez da bola.

México domina a posse e perde chances

Ao contrário do que foi o jogo contra a Alemanha, no qual o México deu a bola ao adversário e se concentrou em contra-atacar em velocidade, desta vez o time de Osorio foi o dono da posse. Obrigado a sair para o jogo e tentar abrir a defesa sul-coreana, a equipe teve algumas dificuldades, mas circulou a bola com agilidade e passes verticais para criar oportunidades. Em uma delas, Layún recebeu na área e parou em grande defesa de Cho Hyun-Woo. Depois, Lozano limpou dois marcadores em jogada individual e bateu por cima.

Coreia põe velocidade no ataque e se fecha

Se no jogo contra a Suécia a Coreia do Sul apostou no centroavante Kim Shin-Wook, de 1,98 m, para comandar o ataque, desta vez quem jogou na referência foi o destaque técnico do time, o veloz Son Heung-Min. Apostando na rapidez de Son nos contragolpes, a Coreia se fechou e tentou acelerar quando roubava a bola. Deu alguns sustos no México dessa forma, mas faltou caprichar mais na hora do passe final para criar chances claras.

Pênalti tira o zero do placar

A Coreia marcou forte e até apelou para algumas faltas duras, não dando tempo para os mexicanos pensarem muito perto da área. Mas um momento de desatenção da defesa custou caro. Guardado cruzou e Jang Hyun-Soo deu um carrinho com os braços abertos, aos 24 minutos. A bola bateu na mão do jogador asiático e o árbitro assinalou a penalidade. Vela foi para a batida e converteu, chutando com segurança no meio do gol.

Coreia também pede pênalti, mas não ganha

No segundo tempo, os sul-coreanos ficaram pedindo pênalti em chute de Moon Seon-Min que bateu na mão do zagueiro Salcedo. Mas o braço do defensor estava colado ao corpo, e o árbitro Milorad Mazic interpretou como lance normal. Apesar dos protestos dos asiáticos, o juiz não reviu o lance no vídeo.

No contra-ataque, México amplia

Em desvantagem no placar, a Coreia do Sul acabou dando ao México a mesma arma que fez os alemães sofrerem na primeira rodada: o contra-ataque. Aos 21 do segundo tempo, após roubada de bola em que os sul-coreanos ficaram pedindo falta, Lozano puxou a transição em velocidade e acionou Chicharito na esquerda. O atacante deixou o zagueiro no chão com um corte para dentro e finalizou para ampliar. Son Heung-Min ainda descontou nos acréscimos, com uma linda finalização de fora da área, mas já era tarde para reagir.

Foto: Xinhua/Chen Yichen (via UOL)

Últimas do seu time