Jayme de Almeida mostrou-se contrariado após a conquista do título estadual

Jayme de Almeida mostrou-se contrariado após a conquista do título estadual

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

Dois títulos em quase sete meses de trabalho, mas longe de gozar da tranquilidade necessária nos bastidores. Este é o panorama do técnico Jayme de Almeida no comando do Flamengo. Apesar das conquistas da Copa do Brasil e do Campeonato Carioca, o treinador sofre críticas de dirigentes e jogadores. A unanimidade ficou para trás e o futuro depende de bons resultados no Campeonato Brasileiro.

O discurso oficial é o de respaldo ao comandante. Entretanto, internamente a situação está longe de ser confortável. Se o título estadual serviu para aumentar a gozação da torcida em cima do rival Vasco, o mesmo foi visto pela diretoria como um alívio em meio aos erros nas opções do treinador.

No último domingo, Jayme foi novamente alvo de questionamentos em conversas entre dirigentes nos corredores do Maracanã. Alguns disseram que o Rubro-negro atuou de forma covarde e sem qualquer organização nas duas partidas mais importantes até o momento em 2014 - derrota para o León-MEX por 3 a 2 e empate com o Vasco por 1 a 1.

"O futebol do Flamengo é profissional e observamos os erros nas vitórias. Não podemos jogar sem organização nas partidas decisivas e fundamentais. Ganhamos o Carioca, mas saímos precocemente da Libertadores. Isso é um caso para avaliar", comentou um diretor do clube.

Uma derrota na decisão forçaria a reunião para reavaliar o trabalho e a demissão não saiu de pauta depois da eliminação na Copa Libertadores. Os cartolas mais próximos ao departamento de futebol consideram que Jayme perdeu a sintonia com o elenco e não mostra-se capaz de fazer com que a equipe desenvolva o futebol apresentado na conquista da Copa do Brasil.

Por sua vez, os jogadores ainda manifestam carinho pelo profissional. No entanto, já existem os insatisfeitos com os métodos de trabalho. É comum um ou outro atleta reclamar do reduzido números de treinamentos e comentar que o técnico deixou de lado a capacidade de tirar o melhor de cada um no dia a dia.

Jayme de Almeida mostrou-se contrariado após a conquista do título estadual e mandou uma espécie de recado aos seus críticos depois de colocar a segunda medalha no peito em menos de sete meses.

"Entrei para quebrar um galho. Cheguei até aqui através das pessoas que acreditaram no meu potencial. Não imaginava ir tão longe. Foi em cima de um trabalho honesto e correto. Apesar de muita bobagem que foi falada... Se aproveitaram de um resultado ruim. Tenho consciência do meu trabalho e não abaixo a cabeça. Sei ganhar e perder", afirmou.

O muro da Gávea já foi pichado com a inscrição pedindo a saída de Jayme de Almeida. A insatisfação aumenta entre os dirigentes e sua permanência no cargo está ligada diretamente aos resultados positivos no Campeonato Brasileiro. Outro fator importante é a recusa do Flamengo em investir altos valores em um substituto. Jayme perdeu o prestígio de outrora, mas usa as raízes rubro-negras e sua simplicidade para seguir o trabalho e driblar as turbulências da Gávea.

Foto: UOL

Últimas do seu time