Finlandês será o parceiro de Lewis Hamilton na equipe alemã. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Finlandês será o parceiro de Lewis Hamilton na equipe alemã. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Como era esperado, o finlandês Valtteri Bottas foi confirmado nest seggunda-feira (16) pela Mercedes para disputar a temporada de 2017 ao lado de Lewis Hamilton, ocupando a vaga de Nico Rosberg, que decidiu abandonar a F1 logo após ter conquistado o título em 2016.

O site Grande Prêmio foi o primeiro a veículo a apontar que Bottas seria o substituto de Rosberg, e que Felipe Massa desistiria de sua aposentadoria para assinar novo contrato com a Williams, equipe que defende desde 2014. O próprio Massa, também nesta segunda-feira, anunciou seu novo vínculo com a Williams,  formando dupla com o estreante Lance Stroll

CARREIRA DE BOTTAS

Aos 27 anos, Valtteri Bottas é um dos expoentes de sua geração, tendo conquistado em 2011 o título da GP3 Series com quatro vitórias.

Ele já era piloto de testes da Williams desde 2010, e permaneceu nesta função até 2012, sendo promovido à titularidade em 2013, ano em que fechou o campeonato na 17ª colocação, superando seu companheiro de equipe, o venezuelano Pastor Maldonado, que foi o 18º. Naquele ano a Renault fornecia motores para a Williams.

SEMPRE NA WILLIAMS

Em sua segunda temporada na F1, em 2014,  Bottas teve seu melhor ano na categoria, fechando a temporada em quarto lugar, com quatro pódios (Áustria, Bélgica, Rússia e Abu Dhabi). Naquele ano ele novamente superou seu companheiro de equipe, o brasileiro Felipe Massa. O finlandês somou 186 pontos contra 134 do brasileiro. Foi o primeiro ano que a equipe de Frank Williams foi impusionada pelos propulsores da Mercedes.

Em 2015, com dois pódios (Canadá e México), foi o quinto do Mundial, também à frente de Massa (136 pontos a 121).

Na temporada de 2016, com uma Williams bem menos competitiva do que nos anos anteriores, Bottas subiu uma única vez ao pódio, no GP do Canadá. Foi o oitavo colocado do campeonato, com 85 pontos, novamente melhor que Massa, o 11º com 53.

Assim, em quatro temporadas consecutivas na F1 (2013 a 2016), Valtteri Bottas sempre superou seus companheiros de equipe, Pastor Maldonado uma vez e Felipe Massa nas outras três.

PRÓXIMO ADVERSÁRIO DIRETO: LEWIS HAMILTON

O desafio, agora, será enfrentar o inglês Lewis Hamilton "mordido" pela perda do título de 2016 para Nico Rosberg, justamente em um ano em que a F1 contará com algumas imporantes mudanças técnicas, desde a aerodinâmica até as dimensões (maiores) dos pneus.

MAIS UM FINLANDÊS BUSCANDO TÍTULO NA F1

Três pilotos finlandeses foram campeões da Fórmula 1: Keke Rosberg, em 1980 pela Williams; Mika Hakkinen, em 1998 e 1999 pela McLaren e Kimi Raikkonen, em 2007 pela Ferrari.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR E SE INSCREVER NO CANAL BELLA MACCHINA NO YOUTUBE. ENTREVISTAS COM PILOTOS E O PROGRAMA "NOTAS DO CARSUGHI", COM O MESTRE AO LADO DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI FALANDO SOBRE F1, MOTOGP, STOCK CAR, WEC, F-E, INDY E MUITO MAIS

 

 CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time