Para resolver a questão, foi criada uma campanha. A "Defiende al Eibar" teve o impulso de dois grandes jogadores espanhóis

Para resolver a questão, foi criada uma campanha. A "Defiende al Eibar" teve o impulso de dois grandes jogadores espanhóis

Você já imaginou o Real Madrid jogando na Rua Javari? Pois pode se acostumar com a ideia porque o Campeonato Espanhol deste ano vai proporcionar uma situação parecida. O mais do que modesto SD Eibar vai atuar pela primeira vez na primeira divisão e já tem todas as características necessárias para ser o "xodó" da competição.

Com o nome da cidade em que está situado, o time será o menor a disputar a principal divisão espanhola. Só para ter uma ideia, a modesta Eibar possui 27 mil habitantes, menos da metade da capacidade do Camp Nou, casa do Barcelona. Já o estádio, o Ipurua Stadium, possui capacidade para 5,250 mil pessoas.

Além disso, a equipe tem uma série de peculiaridades pouco conhecidas até então. O apelido da equipe é Gunners, em homenagem ao Arsenal. As cores do uniforme são as mesmas do Barcelona, uma espécie de homenagem ao clube de Neymar e Messi.

Só que tentaram de diversas formas atrapalhar o "conto de fadas" da equipe. O Eibar conquistou o direito de disputar a primeira divisão em campo, após ficar na frente do Deportivo La Coruña. No entanto, o clube rapidamente foi ameaçado de duplo rebaixamento e quase foi parar na série C.

Isso aconteceu porque a Federação Espanhola possui normas financeiras rígidas para que um time possa permanecer na elite local. Assim, o Eibar, que não possui divida alguma, foi obrigado a apresentar um capital social de pelo menos 2,1 milhões de euros.

A ameaça de rebaixamento levantou uma questão polêmica na Espanha. Como um clube sem divida pode ser duplamente rebaixado enquanto os grandes da liga possuem débitos astronômicos?

Para resolver a questão, foi criada uma campanha. A "Defiende al Eibar" teve o impulso de dois grandes jogadores espanhóis. David Silva e Xabi Alonso já defenderam a equipe e divulgaram o objetivo. A ideia funcionou e no meio de julho o dinheiro necessário foi arrecadado. O plano foi simples: vender cotas do clube.

Mais de oito mil pessoas compraram partes do time e agora o Eibar tem mais donos do que torcedores. Mas isso pouco importa perto da oportunidade de poder realizar o sonho da primeira divisão.

No domingo, o clube joga contra a Real Sociedad e será oficialmente o menor a jogar a primeira divisão espanhola. Cristiano Ronaldo e Messi que se preparem para o caldeirão de menos de 6 mil pessoas.

Foto: UOL

Últimas do seu time