França agora aguarda vencedor de Uruguai e Portugal. Foto: FIFA/Getty Imagens

França agora aguarda vencedor de Uruguai e Portugal. Foto: FIFA/Getty Imagens

Do UOL, em São Paulo (SP)

O cenário era perfeito para Lionel Messi. Maioria da torcida, um ambiente sul-americano e a chance de responder a todos os questionamentos depois de uma fase de grupos instável. Entretanto, quem foi ver o camisa 10 argentino, testemunhou o brilhantismo de quem vestia o número do outro lado. Com atuação de gala de Kylian Mbappe, a França derrotou a equipe de Jorge Sampaoli pelo placar de 4 a 3, em Kazan, e avançou às quartas de final da Copa do Mundo.

Mbappe ofuscou completamente um Messi apagado e muito marcado, especialmente por Kanté. O jovem jogador do Paris Saint-Germain participou decisivamente de três dos gols franceses. O companheiro de Neymar na França sofreu o pênalti convertido por Griezmann que abriu o placar no primeiro tempo. Na etapa final, o 10 francês anotou os dois gols responsável por definir a classificação.

A Argentina, por outro lado, apresentou os velhos problemas da etapa de grupos. Um time bagunçado e sem a menor criatividade. A equipe de Jorge Sampaoli só ameaçou dificultar a vitória francesa ao contar com a individualidade de Di Maria, que chegou a empatar o jogo por 1 a 1, e a sorte de Mercado, que colocou o time alviceleste em vantagem no início da etapa final. Agüero, nos acréscimos, ainda anotou o terceiro.

Tratou-se apenas de um susto. A França dominou boa parte da partida, cresceu quando acuada e assegurou a passagem para as quartas de final. Primeiro classificado para o grupo dos oito melhores na Rússia, o elenco comandado por Didier Deschamps encara quem avançar de Portugal x Uruguai, duelo também marcado para este sábado, mas às 15h (de Brasília), em Sochi.

Quem foi bem: Mbappe

A discussão sobre o craque da Copa do Mundo ainda está no início, já que as oitavas de final começaram apenas neste sábado. Contudo, há um nome que surge com força. Dois gols decisivos e um pênalti sofrido que resumem uma atuação de fala. Mbappe foi o grande personagem do duelo com a Argentina, decisivo quando o confronto se equilibrava no segundo tempo.

Quem foi mal: Mascherano

Uma despedida melancólica para Javier Mascherano. Em sua última Copa do Mundo, o volante sofreu com a velocidade dos franceses e simbolizou uma atuação desastrosa do sistema defensivo argentino. No velho jargão futebolístico, a França atacava quando queria; era só acelerar o jogo.

Messi, ciao

Torcedores franceses chegaram à Arena de Kazan com um discurso pronto, em forma de música. Os europeus cantarolaram uma versão da música Bella Ciao para ironizar Lionel Messi, que teve atuação discreta no decisivo duelo. Escalado como um “falso 9”, o craque do Barcelona sofreu com o “carrapato” Kanté e se despediu mais cedo do que o imaginado do Mundial da Rússia, possivelmente o último do grande jogador argentino desde Diego Maradona.

França desperdiça chance de “matar duelo”

A França começou o confronto sem “reconhecer” o tamanho da camisa do outro lado do campo. A atual vice-campeã europeia se mostrou cautelosa e apostou na velocidade sobre uma marcação adiantada de Sampaoli. A estratégia saiu melhor do que o imaginado, com Mbappe inspirado e sofrendo pênalti convertido por Griezmann aos 13min. A vantagem só ratificou um domínio quase que absoluto, mas faltou maior intensidade para “matar o duelo” ainda no início.

Argentina “acha” gol

Pelo primeiro tempo, a França merecia conquistar com tranquilidade a vaga nas quartas de final da Copa do Mundo. No entanto, em um torneio como este, a individualidade aparece, e a sorte também surge como fator adicional em um mata-mata tenso. A Argentina jogava mal, sofria com Mbappe; porém, “achou o gol” nos pés de quem devia uma grande atuação na Rússia. Aos 42min, Ángel Di Maria acertou um lindo chute de fora da área e empatou, transformando completamente o ambiente no estádio.

Hay que tener suerte

O gol de Di Maria mudou completamente a atmosfera em Kazan. O clima era de estádio sul-americano, com a torcida argentino dominando o cenário. A volta para o segundo tempo auxiliou para este ambiente alviceleste com um lance de sorte que resultou em gol. Aos 3min, Messi dominou dentro da área e tentou o chute; para sorte do craque, a bola encontrou os pés de Mercado, que desviou e enganou completamente Lloris. A Argentina virava o jogo.

França também “acha” o seu gol

Em um duelo eletrizante, não apenas a Argentina “encontrou” um gol graças ao talento de um jogador. A equipe de Didier Deschamps sofria com uma Argentina mais retraída e satisfeita em segurar o resultado. A solução saiu dos pés do lateral Pavard, um dos atletas menos badalados do elenco. Aos 12min, o camisa 2 acertou um arremate preciso da entrada da área, sem dar chances para Armani. O primeiro confronto de oitavas de final voltava a ficar aberto.

Messi falso 9

A instável Copa do Mundo de Jorge Sampaoli se refletiu na escalação argentina para o duelo mais decisivo do torneio até aqui. Pela primeira vez desde que assumiu o time, o treinador apostou em Lionel Messi como um falso 9, com Pavón entrando na ponta direita. A opção se mostrou equivocada, com o craque do Barcelona sem encontrar espaço para jogar e a equipe sentindo a falta de uma referência no ataque para brigar com Umtiti e Varane.

Deschamps mantém base

Ao contrário de Sampaoli, que costumeiramente modifica as escalações jogo a jogo, Deschamps apostou em uma base consolidada, precavida. Matuidi seguiu na última linha de meio-campistas para reforçar com Kanté a marcação sobre Lionel Messi. Com Pogba mais livre, os Bleus investiram em longas ligações para aproveitar a velocidade de Mbappe. Deu certo logo no início, com a revelação francesa sofrendo pênalti para Griezmann abrir o placar.

FICHA TÉCNICA
FRANÇA 4 x 3 ARGENTINA

Local: Arena de Kazan, em Kazan (Rússia)
Data: 30 de junho de 2018 (sábado)
Horário: 11h (de Brasília)
Árbitro: Alireza Faghani (Irã)
Assistentes: Reza Sokhandan e Mohammadreza Mansouri (ambos do Irã)
Cartões Amarelos: Pavard, Giroud (França); Rojo, Tagliafico, Mascherano, Banega e Otamendi (Argentina)

Gols:
FRANÇA: Griezmann (pênalti), aos 13min do 1º tempo, Pavard, aos 12min do 2º tempo, Mbappe, aos 18min e aos 22min do 2º tempo
ARGENTINA: Di María, aos 42min do 1º tempo, Mercado, aos 3min do 2º tempo, e Agüero, aos 47min do 2º tempo

FRANÇA: Lloris; Pavard, Varane, Umtiti e Lucas Hernández; Kanté e Pogba; Mbappe (Thauvin), Griezmann (Fekir) e Matuidi (Tolisso); Giroud.
Técnico: Didier Deschamps.

ARGENTINA: Armani; Mercado, Otamendi, Rojo (Fazio) e Tagliafico; Enzo Pérez (Agüero), Mascherano e Banega; Pavón (Meza), Messi e Di María.
Técnico: Jorge Sampaoli.

 

Últimas do seu time