Concorrentes do lateral serão Varane e Sergio Ramos. Foto: Heino Kalis/REUTERS/via UOL

Concorrentes do lateral serão Varane e Sergio Ramos. Foto: Heino Kalis/REUTERS/via UOL

Com as presenças dos brasileiros Alisson e Marcelo, a Uefa divulgou nesta quinta-feira (09) os jogadores que vão concorrer ao prêmio de melhores da última edição da Liga dos Campeões, na temporada 2017/2018. A premiação é separada por posições e o vencedor de cada uma das quatro categorias será anunciado no dia 30 de agosto, antes do sorteio das chaves da próxima edição do torneio.

Entre os goleiros, Alisson foi reconhecido pelo desempenho que ajudou a levar a Roma até a semifinal do torneio e disputará o prêmio com Keylor Navas, campeão pelo Real Madrid, e Gianluigi Buffon, na época na Juventus

Já Marcelo terá como concorrentes na categoria "defensor" os companheiros de Real Raphael Varane e Sergio Ramos.

Neymar, que sofreu uma contusão entre as partidas de oitavas de final entre PSG e Real Madrid, não foi indicado. Os atacantes na disputa são Mohammed Salah (Liverpool), Lionel Messi (Barcelona) e Cristiano Ronaldo, campeão com o Real antes de sua transferência para a Juventus.

A Uefa também divulgou os jogadores que ficaram entre a quarta e 10ª colocação em cada posição, e Neymar ficou fora inclusive do top-10. Seu companheiro de PSG Mbappé ficou em quarto pelo seu desempenho na Champions e Roberto Firmino, do Liverpool, foi o sétimo mais lembrado entre os atacantes.

Entre os brasileiros, Ederson foi o sexto goleiro mais lembrado por seu desempenho no Manchester City e Casemiro, do Real Madrid, o quarto entre os meio-campistas.

O júri para a seleção dos três melhores por posição é composto por treinadores dos 32 clubes da fase de grupos do torneio em 2017/18 e 55 jornalistas representando cada uma das federações filiadas na UEFA. Os membros do júri escolheram seus três melhores jogadores por posição, com o primeiro recebendo cinco pontos, o segundo três e o terceiro um. Os três jogadores que conseguiram mais pontos em cada categoria compuseram a lista final.

Buffon, Sergio Ramos, Modric e Cristiano Ronaldo são os atuais vencedores.

Veja os indicados em todas as categorias.

Goleiros

Alisson (Liverpool-ING, ex-Roma-ITA)
Keylor Navas (Real Madrid)
Gianluigi Buffon (PSG-FRA, ex-Juventus-ITA)

Defensor

Raphael Varane (Real Madrid-ESP)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Sergio Ramos (Real Madrid-ESP)

Meio-campistas

Luka Modric (Real Madrid-ESP)
De Bruyne (Manchester City-ING)
Toni Kroos (Real Madrid-ESP)

Atacantes

Mohammed Salah (Liverpool-ING)
Cristiano Ronaldo (Juventus-ITA, ex-Real Madrid-ESP)
Lionel Messi (Barcelona-ESP)

Últimas do seu time