Boxeadores menores e com menos envergadura, precisam estar mais próximos para acertarem seus golpes

Boxeadores menores e com menos envergadura, precisam estar mais próximos para acertarem seus golpes

A AIBA (Associação Internacional de Boxe Amador) continua mudando regras

Como já informei aos leitores do Terceiro Tempo, nos Jogos Pan-americanos deste ano, 2015 em Toronto, Canadá, será retirado o protetor de cabeça. É a mudança mais visível, mas em decorrência dessa mudança,  a tática nas lutas será mudada.

Os boxeadores irão evitar a luta corpo a corpo, isto é, lutar muito próximo um do outro para evitar o choque de cabeças.

A altura e a envergadura dos lutadores voltarão a ser importantes na condução do combate. A luta e a distância, com golpes retos favorece os mais altos e com mais envergadura.

Boxeadores menores e com menos envergadura, precisam estar mais próximos para acertarem seus golpes.

Por que irão retirar o protetor de cabeça? Em 1980, os Jogos Olímpicos de Moscou foram os últimos sem protetor de cabeça.

Nesses Jogos Olímpicos de Moscou muitos boxeadores perderam suas lutas porque seus supercílios estavam abertos e não podiam prosseguir na competição, perdiam por abandono.

A partir dos Jogos Pan-americanos de 1983 em Caracas, Venezuela, os boxeadores amadores passaram a usar o protetor de cabeça. Não houve mais interrupção das lutas por corte nos supercílios dos boxeadores.

Nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, todos os boxeadores passaram a usar também os protetores de cabeça.

Até 1976 nós tínhamos boxe amador e profissional, em 1980 o amador passou a ser chamado de boxe olímpico. Agora o nome olímpico só pode ser usado pelo COI (Comitê Olímpico Internacional).

A AIBA realizou um estudo junto à comissão médica e chegou a conclusão que o protetor de cabeça protege somente de cortes, mas não protege de concussões.

Agora a AIBA também tem boxe profissional, é chamada de APB (AIBA Pro Boxe), Pro de profissional.

Alguns países tem restrições ao boxe profissional e portanto, a AIBA coloca Pro.

A curiosidade que a AIBA prepara para os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio, é que pela primeira vez, irão fazer 8 dias de finais.

Teremos finais de 14 a 21 de agosto.

O objetivo é tornar mais atrativo para o público, preliminares de algumas categorias e finais de outras.

Na próxima coluna vou descrever os três programas da AIBA: AOB, WSB e APB para o leitor entender melhor e ainda as últimas decisões quanto a APB e o que é a BMA.

Boxeadores amadores voltarão a lutar sem protetores de cabeça, mas ainda com camisetas dos clubes, estado ou país, como nas fotos abaixo. Nelas (fotos) está o colunista defendendo o clube BCN e também o Brasil em 1979, acertando um direto de direita nos adversários.

Últimas do seu time