Apesar dos insultos racistas, Barcelona e Neymar ainda não se posicionaram sobre o que aconteceu

Apesar dos insultos racistas, Barcelona e Neymar ainda não se posicionaram sobre o que aconteceu

Do UOL, em São Paulo

A rivalidade pode levar torcedores a insultarem os rivais das mais variadas formas. Em busca de desestabilizar e ofender os adversários, alas radicais "caçam" determinados jogadores em dias de clássico. Neste sábado, os atletas do Barcelona tiveram que escutar uma série de injúrias, algumas até criminosas, por parte da torcida do Espanyol.

O caso mais grave envolveu o brasileiro Neymar. De acordo com apuração do UOL Esporte, uma parcela dos torcedores do clube rival imitava o som de macaco a cada vez que o atacante pegava na bola. A situação se agravou conforme o jogo ficou mais "pegado" e o camisa 11 discutia com os atletas adversários. No fim do confronto, uma casca de banana apareceu no gramado, porém, não foi confirmado se a ofensa foi direcionada ao ex-santista.

Apesar dos insultos racistas, Barcelona e Neymar ainda não se posicionaram sobre o que aconteceu na tarde deste sábado. Parte da imprensa espanhola noticiou que o lateral Daniel Alves também teria sido ofendido. Segundo relatos, o racismo nas arquibancadas do Espanyol acontece com certa frequência quando o time do Cornellà-El Prat enfrenta o Barça.

Vale destacar que esta não é a primeira vez que injúrias racistas são direcionadas a atletas do clube catalão. Daniel Alves já alegou ter sido chamado de macaco no clássico contra o Real Madrid. Na ocasião, o lateral da seleção brasileira lamentou o ocorrido, mas afirmou ser algo comum na região e uma "guerra perdida".

Neymar não foi o único perseguido durante a partida. Lionel Messi também foi insultado. Sempre que tentava uma jogada, o craque argentino era chamado de "retardado" pelos torcedores rivais, por conta de um possível autismo diagnosticado quando o astro ainda era criança.

A reportagem do UOL Esporte também apurou que Piqué foi outro atleta do Barcelona a ser "caçado". A cada toque na bola, o zagueiro ouviu ofensas a sua mulher, a cantora Shakira. Os fãs do Espanyol chamavam a colombiana de "p...".

O Barcelona venceu o clássico diante do Espanyol por 1 a 0. Com o resultado, o clube catalão chegou a 75 pontos e ocupa a segunda colocação na tabela, um ponto atrás do Atlético de Madri, que também ganhou na rodada.

Últimas do seu time