Luis Enrique tem uma vasta coleção de depoimentos provocativos ao Real Madrid

Luis Enrique tem uma vasta coleção de depoimentos provocativos ao Real Madrid

Se por um lado alguns nomes do Barcelona tem procurado a diplomacia antes do confronto deste sábado com o Real Madrid, fora de casa, a novidade de Luis Enrique no banco de reservas catalão promete abrir um novo ciclo de rivalidade no superclássico espanhol. Ex-jogador da equipe da capital, o atual treinador barcelonista renega o passado de branco e é venerado pela torcida por seu histórico no confronto, incluindo uma célebre briga com Zinedine Zidane.

Luis Enrique tem uma vasta coleção de depoimentos provocativos ao Real Madrid e, na Espanha, é completamente identificado com a torcida catalã graças a resultados e polêmicas defendendo as cores do Barcelona.

Em um clássico da temporada 2002-2003, uma ação de Luis Enrique deflagrou uma confusão generalizada entre jogadores de Barcelona e Real. No episódio, o atual treinador foi tirar satisfação de Zidane após uma entrada dura do francês em Carles Puyol. O craque do Madrid acabou dando um tapa no adversário, que discutiu asperamente, mas não revidou.

"No Bernabéu é onde se sente mais orgulhoso um culé (termo que define um torcedor do Barcelona)", afirmou Luis Enrique após a vitória sobre o Ajax na Liga dos Campeões, na última terça-feira.

"Vamos à partida como sempre o Barcelona vai ao Bernabéu nos últimos anos, tentando fazer melhor que nosso oponente e conseguir um resultado positivo", acrescentou no discurso de confiança.

Na última temporada Luis Enrique já conseguiu sair vencedor do estádio Santiago Bernabéu como técnico. Dirigindo o Celta de Vigo, ganhou por 2 a 0 e atrapalhou as chances dos merengues na batalha pelo título.

A história de Luis Enrique como jogador está profundamente marcada pelos dois maiores clubes da Espanha. O ex-profissional foi um dos poucos jogadores da história a trocar um gigante pelo outro, direto, sem escalas em outro clube. O meia-atacante foi campeão nacional pelo Real Madrid em 1995, mas não conseguiu renovar contrato, pois a equipe da capital enfrentava dificuldades financeiras.

Assim o então jogador da seleção espanhola foi para a Catalunha, onde acabou vivendo os melhores anos de sua carreira. Lá atuou ao lado de brasileiros como Ronaldo e Rivaldo e ganhou a Liga Espanhola em duas oportunidades, além de uma Recopa europeia. Pelo Barcelona, jogou o Superclássico 14 vezes, com seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas (e cinco gols marcados).

Após oito rodadas disputadas, o Barcelona lidera do Campeonato Espanhol, com 22 pontos, quatro a mais que o Real Madrid, em terceiro lugar. A partida entre os dois rivais está marcada para sábado, às 14 horas (de Brasília). O jogo terá acompanhamento do Placar UOL.

FOTO: UOL

Últimas do seu time