O Figueirense, que vinha de derrota para o Grêmio fora de casa, foi a 36 e permaneceu no 13º lugar na tabela

O Figueirense, que vinha de derrota para o Grêmio fora de casa, foi a 36 e permaneceu no 13º lugar na tabela

Depois de largar na frente e ficar bem perto da vitória, o líder Cruzeiro cedeu o empate ao Figueirense, que marcou aos 46min e ao menos evitou a derrota em pleno Orlando Scarpelli, neste sábado. O time mineiro, que saiu na frente e viu o adversário fazer 1 a 1, desperdiçou a chance de ampliar a vantagem para os concorrentes.

Com o empate, o time celeste chegou a 61 pontos e está a oito pontos do São Paulo, segundo colocado, que enfrenta o Goiás na segunda-feira, e do Corinthians, que empatou com o Palmeiras e foi aos mesmos 53 do tricolor paulista. O Cruzeiro, que vinha de um empate com o Palmeiras no Mineirão, completou dois jogos sem vencer na competição.

O Figueirense, que vinha de derrota para o Grêmio fora de casa, foi a 36 e permaneceu no 13º lugar na tabela. O time catarinense não consegue embalar na competição e segue próximo da zona de rebaixamento.

As fases do jogo: O primeiro tempo começou bastante truncado no Orlando Scarpelli, com as equipe cometendo muitas faltas. O Cruzeiro não conseguiu colocar velocidade no ataque, como costuma fazer, e encontrou dificuldade para chegar ao gol adversário. O Figueirense tentou se impor na partida, mas esbarrou nos erros de passe. O time mineiro abriu o placar aos 35min. Depois de uma cobrança de lateral de Ceará, a marcação os catarinenses vacilou no lance e deixou Marquinhos livres para finalizar no canto esquerdo.

O experiente lateral celebrou o gol inusitado. "A gente tem de ter alguns recursos no futebol, a marcação está cada vez mais acirrada. Então, às vezes, um lateral faz a diferença, um lance que normalmente os adversários não estão atentos a isso. A gente contou também com a ajuda do vento, que deu um pouco mais de velocidade e até mesmo mudou um pouco a trajetória, e o Marquinhos foi oportunista e fez o gol", disse Ceará, em entrevista a Rádio Itatiaia.

Com Leo Lisboa no lugar de França, o Figueirense voltou mais ofensivo e foi para cima do Cruzeiro, que passou a sair nos contra-ataques. Apesar da postura mais ofensiva, o time catarinense encontrou dificuldade para criar chances claras para marcar. Aos 33min, Mazola assustou o goleiro Fábio ao soltar uma bomba da entrada da área e acertar o travessão. A equipe mineira, que se limitava a marcar, chegar a levar perigo nos contra-golpes.

Porém, aos 46min, Pablo, que havia entrado na partida, marcou de fora da área e empatou a partida em Florianópolis.

O melhor: Marquinhos – O atacante teve papel decisiva na vitória do Cruzeiro. Além de marcar o gol, celeste, ele conseguiu puxar contra-ataques e ajudou na marcação atrás.

O pior: Everton Ribeiro – Meia produziu pouco, ficou preso na marcação adversário e, depois de demonstrar cansaço, deixou o campo no segundo tempo para a entrada de Willian.

Toque dos técnicos: Marcelo Oliveira optou por poupar os jovens Mayke e Lucas Silva e apostou nos experientes Ceará e Nilton. Com isso, o time mineiro ganhou força na marcação, mas perdeu em criatividade. Na etapa final, colocou mais volantes para segurar o resultado. Argel Fucks iniciou com uma formação mais cautelosa, com dois volantes. No intervalo, ele sacou França para colocar o meia-atacante Leo Lisboa.

Para lembrar:

Fábio dá susto no início do jogo. O goleiro Fábio deu um susto aos 14 min de jogo. Ao tentar repor a bola com os pés, o capitão do Cruzeiro recebeu uma entrada do atacante Marcão e sofreu uma forte torção no pé direito. Ele recebeu atendimento e permaneceu na partida. O reserva Elisson chegou a se aquecer.

Desgaste físico muda escalação do Cruzeiro. Preocupado com o desgaste físico de jogadores, o técnico Marcelo Oliveira fez mudanças no time celeste e poupou os jovens Mayke e Lucas Silva, que começaram o jogo no banco. Ele promoveu as entradas dos experientes Ceará e Nilton. Marquinhos, que não pode enfrentar o Santos na quarta-feira, uma vez que já atuou pela Copa do Brasil, ocupou a vaga de Alisson, machucado.

FIGUEIRENSE 1 X 1 CRUZEIRO


Data: 25/10/2014 (sábado)
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Árbitro:Pablo dos Santos Alves (ES)
Auxiliares:Cristhian Passos Sorence (GO) e Leonardo Mendonça (ES)
Cartões amarelos: Thiago Heleno (FIG); Lucas Silva (CRU)
Gols: Marquinhos, aos 35min do primeiro tempo; Pablo, aos 45min do segundo tempo

Figueirense
Tiago Volpi; Jefferson, Marquinhos, Thiago Heleno e Roberto Cereceda; Paulo Roberto, França (Leo Lisboa), Marco Antônio e Giovanni Augusto (Clayton); Mazola e Marcão (Pablo)
Técnico: Argel Fucks

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Dedé, Leo e Egídio; Henrique (Willian Farias), Nilton, Everton Ribeiro (Willian) e Ricardo Goulart (Lucas Silva); Marquinhos e Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira

Foto: UOL

Últimas do seu time