Com calendário mais folgado, Roger tem usado titulares em todos os jogos do Mineiro

Com calendário mais folgado, Roger tem usado titulares em todos os jogos do Mineiro

Victor Martins
Do UOL, em Belo Horizonte

Líder do Campeonato Mineiro e com 100% de aproveitamento, o Atlético-MG tenta terminar a primeira fase com a melhor campanha da competição, o que não acontece desde 2012. Naquele ano, sem disputar a Copa Libertadores, o time de Cuca venceu dez dos 11 jogos da fase inicial da competição estadual, só perdeu pontos ao empatar com o Cruzeiro. Campanha que foi coroada com o título estadual e de forma invicta, o que não acontecia desde 1976.

Nos últimos anos, mesmo com equipes fortes e com dois títulos conquistados, o Atlético não conseguiu terminar nenhuma fez a primeira fase do Mineiro na liderança. A explicação está na disputa da Copa Libertadores. Em 2017 o Atlético participa pela quinta vez consecutiva do torneio, mas a edição atual tem uma novidade, que ajuda a equipe mineira na competição local.

Como a Libertadores vai ser disputada até novembro, a fase de grupos que geralmente terminava no começo de abril, foi estendida até o final de maio. Em comparação com 2016, por exemplo, o Atlético fechou a fase de grupos no dia 14 de abril, ao fazer 4 a 0 no Melgar, do Peru. Agora, no dia 13 de abril, a equipe comanda por Roger vai entrar em campo pela segunda rodada apenas, contra o Sport Boys.

Como a Libertadores é prioridade, e não pode ser diferente disso, entre 2013 e 2016 uma das justificativas para o Atlético não terminar a primeira fase do Mineiro como líder é a quantidade de jogos com o time reserva. No ano passado, por exemplo, foram cinco das 11 partidas com a equipe sem ter a força máxima. Assim como aconteceu em 2014.

Algo que não tem sido problema para o técnico Roger Machado, que nos primeiros seis jogos do Mineiro teve a oportunidade de usar a escalação considerada titular. E assim vai ser nas próximas cinco rodadas, já que o Atlético só volta a campo pela Libertadores em abril. Até lá, serão disputadas as rodadas que restam para o término da primeira fase do Mineiro.

"A gente tem as semanas abertas, vão ser importantes para a gente trabalhar. Em termos de sequência não tem motivo para trocar. Vamos analisar jogo a jogo. O importante é que os princípios que a gente treina vão para o jogo. A repetição se dá em função disso. Treinar o jogo para jogar o treino, isso é importante" disse Roger Machado.

Se em 2014 e 2016 o Atlético poupou os titulares em muitos jogos do Estadual, em 2013 e 2015 o time considerado reserva atuou pouco, mas com um detalhe. Cuca, há quatro anos, e Levir Culpi, há dois anos, usaram o time reserva em apenas uma e duas oportunidades, respectivamente. No entanto, ambos rodaram bastante o elenco, optando bastante por equipes mistas. Foram poucos os jogos do Atlético completo.

Na última rodada do Mineiro, marcada para o dia 9 de abril, o Atlético vai até Poços de Caldas para enfrentar a Caldense. Quatro dias depois, em Belo Horizonte, a equipe alvinegra recebe o Sport Boys. Mesmo intervalo que teve entre a vitória sobre o Villa Nova, com o time titular, e o empate com o Godoy Cruz, na Argentina. No entanto, em abril, a sequência de jogos vai ser maior, como a semifinal do Estadual e rodadas seguintes da Libertadores. Por isso, pode ser o único jogo do Atlético sem força máxima no Mineiro.

Foto: UOL

Últimas do seu time