Conmebol anuncia sete vagas para o futebol brasileiro na Libertadores de 2017. Esse número pode aumentar para oito clubes. Principal competição do continente cada vez mais com cara de "Brasil x Argentina"

Conmebol anuncia sete vagas para o futebol brasileiro na Libertadores de 2017. Esse número pode aumentar para oito clubes. Principal competição do continente cada vez mais com cara de "Brasil x Argentina"

O Brasil terá sete vagas para a Libertadores da América do ano que vem - os seis primeiros classificados do Brasileiro e mais o campeão da Copa do Brasil. Esse número pode aumentar par oito clubes, caso Chapecoense ou Coritiba vençam a Sul-americana. A principal competição do continente passa a ter 44 clubes, mas este número poderá aumentar ainda mais. Que coisa...

Não aprovo o inchaço de clubes na Libertadores. Vejo como desfavorável para a competição, além de desequilibrar as forças entre os países. A Libertadores cada vez mais tende a virar um “Brasil x Argentina”. Bom isso? Eu não acho, pelo contrário...

A divisão de clubes deve sim se escorar pela importância dos países, mas tem que respeitar também uma democracia que deve existir no esporte e não só no futebol.

No entanto, tem outro lado deste aumento de vagas que se torna bom para o futebol brasileiro, mais precisamente para o campeonato nacional.

A decisão anunciada pela Conmebol motiva os clubes e aumentará a competitividade entre os times na reta final do Brasileirão. Pode-se afirmar por outro ângulo de que não haverá a tal da “entrega” de jogos, que tanto prejudicou o Brasileirão nos últimos anos.

Entre os dez primeiros classificados, todos, sem exceção, seguem na briga por uma vaga para a próxima Libertadores. Então, a tendência será foco até as últimas rodadas. Para o produto “Brasileirão”, a decisão da Conmebol é maravilhosa. Para os clubes também. Já para a competição...

Uma Libertadores inchada, com mais de 40 clubes e podendo ter seis, sete times brasileiros não é salutar. A principal competição do continente merece organização, competitividade e respeito. A Libertadores deve ser vista como um objetivo difícil de ser conquistado, algo realmente grande, mas com a Conmebol nunca terá isso, é fato. A banalização da Libertadores é o retrato do futebol sul-americano.

 

Acesse o Blog Salgueiro FC. Clique!

Twitter: @salgueirofc

Foto: UOL 

Últimas do seu time