Rosberg teve problemas e não foi adversário para o inglês. Massa foi o 2º

Rosberg teve problemas e não foi adversário para o inglês. Massa foi o 2º

O inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, conquistou seu segundo título mundial na Fórmula 1, neste domingo, após vencer o GP de Abu Dhabi, no circuito de Yas Marina.

Segundo no grid, Hamilton ganhou o primeiro lugar de Nico Rosberg na largada e só foi ameaçado por Felipe Massa, que terminou em segundo lugar, uma vez que Rosberg enfrentou sérios problemas em sua Mercedes, que a partir da volta 26 perdeu o sistema de recuperação de energia. Ele terminou em 14º, fora da zona de pontos.

Aos 29 anos, Hamilton chega ao seu segundo título na Fórmula 1, seis anos após ganhar o campeonato pela McLaren, em sua segunda temporada na Fórmula 1.

Com uma trajetória toda vinculada à McLaren, apadrinhado por Ron Dennis desde os 12 anos, Hamilton transferiu-se para a Mercedes em 2013, ano em que terminou o campeonato na quarta colocação.

A Mercedes, que retomou suas atividades na F1 em 2010, após comprar a Brawn-GP (campeã de construtores e pilotos no ano anteriror), volta a ter um piloto campeão após 59 anos. A equipe alemã havia sido vitoriosa com Juan Manuel Fangio no biênio 1954/1955.

No traçado de 5.554 metros a Williams mostrou força e completou o pódio com Valtteri Bottas, em terceiro. Daniel Ricciaro (Red Bull), Jenson Button (McLaren) e Nico Hulkenberg (Force India) vieram na sequência.

Sebastian Vettel despediu-se da Red Bull com a oitava colocação. Alonso, também encerrando sua jornada na Ferrari, foi o nono.

Na classificação final, Hamilton fechou o ano com 384 pontos. Rosberg, o vice-campeão, terminou com 317. Ricciardo foi o terceiro com 238. Felipe Massa terminou em sétimo, com 134.

Entre os construtores, a Mercedes, que já havia garantido o título, terminou a temporada com 701 pontos. A Red Bull ficou em segundo com 405 e a Williams foi a terceira, com 320, superando com folga a Ferrri, quarta colocada com 216 pontos.

A temporada de 2015, prevista com 20 etapas, começa no dia 15 de março, em Melbourne, na Austrália. O GP do Brasil novamente será o penúltimo do calendário, no dia 15 de novembro.

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE LEWIS HAMILTON NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

Foto: UOL

Classificação final do GP de Abu Dhabi, em Yas Marina:

1º   Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
2º   Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes)
3º   Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes)
4º   Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault)
5º   Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes)
6º   Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes)
7º   Sérgio Pérez (MEX/Force India-Mercedes)
8º   Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault)
9º   Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
10º Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
11º Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes)
12º Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Renault)
13º Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault)
14º Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
15º Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari)
16º Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari)
17º Will Stevens (ING/Caterham-Renault)

Não completaram a prova:

Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault)
Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault)
Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso-Renault)

Hamilton (à direita) traciona melhor na largada e assume o primeiro lugar do GP de Abu Dhabi. Foto: UOL

Na liderança, após a primeira curva, Hamilton foi seguido até a 26ª volta por Rosberg, quando este sofreu problemas em sua Mercedes. Foto: UOL

Ótima performance de Massa em Abu Dhabi. Brasileiro da Williams foi o segundo colocado. Foto: UOL

A prova:

Na largada, Hamilton, segundo do grid, foi bem melhor e assumiu a liderança, seguido por Rosberg, Massa, Button, Raikkonen e Alonso. Bottas caiu de 3º para 8º.

Com bom ritmo, Hamilton abrindo quase 1,5s para Rosberg na 5ª volta. Alonso superando Raikkonen, ganhando a quinta colocação mas em seguida foi para os boxes para sua primeira troca de pneus.

Na 6ª volta foi a vez de Bottas ultrapassar Raikkonen, em ritmo visivelmente lento.

Button Kvyat e Raikkonen nos boxes na 7ª volta. Os carros da Mercedes seguindo na frente, com Hamilton e Rosberg.

Parada perfeitamente normal para Hamilton na volta 11. Bottas também trocou seus pneus no giro 11. Punição para Hulkenberg.

Boxes para Rosberg na volta 12. Massa assume a liderança.

O brasileiro parou logo depois e a ordem foi restabelecida, com Hamilton e Rosberg nas duas primeiras posições e Massa em 3º.

Rodada de Kvyat na volta 16.

Melhor volta para Rosberg, reduzindo a diferença em relação a Hamilton.

Os seis primeiros na volta 25: Hamilton, Rosberg, Massa, Bottas, Ricciardo e Button.

Na volta 26, Rosberg se queixa de um problema em sua Mercedes, com queda de rendimento por falha no sistema de recuperação de energia. Aproximação de Felipe Massa, que ganha a posição do alemão na volta 27.

Massa começa sua aproximação em relação a Hamilton, tirando mais de um segundo por volta.

Hamilton nos boxes, Massa assume a liderança.

Mesmo com pneus mais desgastados, ritmo de Massa melhor que o de Hamilton na volta 36.Os dez primeiros na volta 38: Massa, Hamilton, Ricciardo, Bottas, Button, Perez, Hulkenberg, Vettel, Rosberg, Button e Alonso.

Restando 11 voltas, na 44, Massa vai aos boxes, coloca pneus supermacios e retorna em segundo lugar, 11 segundos atrás de Hamilton.

O brasileiro se aproximou bastante, terminou a apenas 2,5 de Hamilton e foi o segundo. Bottas completou o pódio. Rosberg foi o 14º.

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time