Na edição do ano passado, Dedé só entrou em campo por uma vez

Na edição do ano passado, Dedé só entrou em campo por uma vez

Enrico Bruno
Do UOL, em Belo Horizonte

Dedé foi um dos grandes nomes do Cruzeiro na conquista do hexacampeonato, garantido nesta quarta-feira diante do Corinthians, após vitória por 2 a 1. Ao lado do goleiro Fábio e dos meias Thiago Neves e Arrascaeta, o defensor terminou o torneio também com um dos melhores desempenhos entre todos os atletas. Apesar de também ter levantado o título do ano passado, a conquista de 2018 tem um gosto especial, já que ele passou toda a campanha como titular.

Na edição do ano passado, Dedé só entrou em campo por uma vez, nas oitavas de final contra a Chapecoense. Depois disso, precisou se ausentar e acompanhou a trajetória do pentacampeonato dos camarotes. Nesta temporada, vem chamando atenção desde o início do ano, quando voltou de lesão e superou de vez o trauma das cirurgias no joelho. Com um desempenho impressionante, ficou na lista de suplentes para a Copa do Mundo e seguiu em alta mesmo fora do Mundial da Rússia.

Além do forte aproveitamento em bolas aéreas, nas antecipações e cortes, Dedé também chamou atenção por outro motivo. Na partida de ida contra o Corinthians, o jogador fez sua primeira falta nas sete partidas do Cruzeiro até então no torneio. Este é o terceiro título da Copa do Brasil de Dedé. Além dos dois pelo Cruzeiro, o zagueiro também foi campeão em 2011 com o Vasco.

"Hoje eu posso coroar isso com o título e jogando, ajudando muitos meus companheiros. Queria agradecer muito a Deus, Nossa Senhora Aparecida, meus familiares, minha mãe, meu filho e a esses caras aqui. Estou muito feliz, esse título vai ficar marcado pelo resto da vida com um gostinho diferente", comentou o zagueiro.

Sacrifício para jogar semifinal contra o Palmeiras

A maior prova de dedicação de Dedé nesta Copa do Brasil aconteceu na semifinal contra o Palmeiras. Convocado por Tite para amistosos com a Seleção Brasileira, o jogador deixou os Estados Unidos em um voo fretado e aterrissou em São Paulo faltando menos de sete horas para o compromisso. Voltou a entrar em campo em menos de 24 horas depois de jogar pelo Brasil e ainda ajudou a Raposa a sair de campo com a vitória por 1 a 0.

Foto: Marcello Zambrana/AGIF (via UOL)

Últimas do seu time