Por conta da lesão, Splitter perdeu toda a pré-temporada da equipe. Seu último jogo foi no dia 10 de setembro, ainda pela seleção brasileira

Por conta da lesão, Splitter perdeu toda a pré-temporada da equipe. Seu último jogo foi no dia 10 de setembro, ainda pela seleção brasileira

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

Único brasileiro campeão da NBA, Tiago Splitter ainda não sabe quando poderá fazer a sua estreia na temporada 2014/2015. Com uma lesão no músculo sóleo da panturrilha direita, o pivô está há quatro semanas afastado dos treinos. Sua rotina tem sido apenas de fisioterapia, massagem, fortalecimento muscular e descanso.

Por conta da lesão, Splitter perdeu toda a pré-temporada da equipe. Seu último jogo foi no dia 10 de setembro, ainda pela seleção brasileira, nas quartas de final da Copa do Mundo da Espanha. Na ocasião, a equipe nacional foi derrotada pela Sérvia por 84 a 66.

Na noite de terça-feira, ele apenas acompanhou a vitória do Spurs sobre o Dallas Mavericiks, por 101 a 100. Antes da partida, os jogadores do Spurs receberam os anéis de campeões da temporada 2013/2014.

"Eu estou há quatro semanas fora. É um pouco mais do que esperava. Mas estou fazendo o máximo possível para poder voltar o quanto antes. Espero que nos próximos dias esteja melhor e apto a jogar basquete", disse Splitter em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.

O brasileiro demonstra certa frustração por começar o campeonato lesionado, principalmente pelo momento que vivia no Spurs. Durante toda a última temporada, foi titular absoluto e teve papel importante na conquista do título.

"Gostaria de estar bem, saudável. Mas é preciso ter paciência. Neste momento, só quero voltar, pegar ritmo, entrar em quadra", completou o brasileiro de 29 anos.

Apesar de estar lesionado, Splitter não se arrepende de ter deixado as férias e o descanso de lado para defender a seleção Brasileira na Copa do Mundo.

"Lesões acontecem por vários motivos, não sei se o Mundial teve interferência nesta lesão. Mas não adianta ficar pensando no que aconteceu. O importante é se focar na recuperação", afirmou Splitter.

O jogador sabe que a conquista do título no último campeonato aumentará a responsabilidade do time para a atual edição da liga, mas não demonstra preocupação. Para ele, a experiência dos jogadores do Spurs será fundamental para a que a equipe volte a ter sucesso e brigar pelo título.

"A pressão sempre existe e temos de demonstrar nosso potencial a cada jogo. Mas isso é algo normal. Em todos os anos que estive aqui, todo mundo sempre quis ganhar do Spurs, mesmo porque sempre estivemos no topo da Conferência Oeste", disse o brasileiro.

Em seu quinto ano na liga, Splitter já se diz à vontade no esquema do Spurs e totalmente adaptado à NBA, após não conseguir empolgar tanto em suas duas primeiras temporadas.

"Me sinto muito cômodo, estou em uma time ganhador. Meu papel aqui não é meter 20 pontos, pegar 15 rebotes e ficar em quadra 40 minutos por jogo. Me sinto capaz de fazer o que me pedem", disse Splitter, que ainda possui mais três anos de contrato com o Spurs.

FOTO: UOL

Últimas do seu time