O camisa 26 deverá ter trabalho para retomar a posição e o prestígio que fez o Cruzeiro recusar uma proposta de 16 milhões de euros do Zenit no início do ano

O camisa 26 deverá ter trabalho para retomar a posição e o prestígio que fez o Cruzeiro recusar uma proposta de 16 milhões de euros do Zenit no início do ano

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

Titular absoluto desde a sua contratação pelo Cruzeiro em abril do ano passado, o zagueiro Dedé atravessa um dos piores momentos desde que chegou à Toca da Raposa. O defensor sofreu uma lesão no joelho direito no fim de maio e ficou afastado dos gramados por 47 dias. Ele ainda demonstra certo receio para voltar a atuar normalmente e pode perder a até então inquestionável titularidade.

A fase ruim de Dedé começou quando foi preterido por Felipão na convocação para a Copa do Mundo. Depois de ficar na expectativa por ser lembrado, ficou de fora até mesmo da lista de suplentes e logo em seguida começou a conviver com críticas dos torcedores, que apontaram falhas do jogador nos dois jogos contra o San Lorenzo, quando o time foi eliminado nas quartas de final da Libertadores.

Depois o jogador se contundiu na partida contra o Coritiba, quando também foi alvo da crítica dos torcedores que reclamaram de falhas nos dois gols sofridos apesar da vitória celeste, por 3 a 2. Esta foi a lesão mais grave que o zagueiro sofreu em sua trajetória no clube mineiro e ele anda não se recuperou completamente do trauma.

Embora tenha jogado nos amistosos contra o Tigres e o Chivas, durante a intertemporada nos Estados Unidos, o jogador ainda não atuou em seu retorno ao Brasil. "O Dedé está passando por um processo de recondicionamento físico, ainda está um pouco inseguro para jogar", disse o técnico Marcelo Oliveira, ao justificar o corte do atleta até do banco de reservas.

A ausência do zagueiro chamou a atenção principalmente pelo fato do técnico não poder contar com Bruno Rodrigo, que está se recuperando de uma cirurgia no pé esquerdo. Dessa forma, o treinador escalou Léo e Manoel como titulares, enquanto o jovem Alex, cria das categorias de base, ficou no banco diante do Vitória e do Palmeiras.

E a dupla de zagueiros atual tem apresentado um bom desempenho em campo. Recém-contratado, Manoel rapidamente se entrosou com Léo e mostrou que chegou para brigar pela condição de titular com Bruno Rodrigo e Dedé. O técnico Marcelo Oliveira é só elogios para o jogador que foi indicado por ele.

Léo, que também ganhou pontos com treinador, destacou a parceria que vem dando certo. "Estamos bem entrosados. A gente cada vez mais vai crescendo esse entrosamento, o companheirismo. A cada jogo que passa isso vai crescendo. É bom a gente permanecer tranquilo, fazendo bons jogos, boas atuações", comentou.

Manoel reconhece a qualidade dos titulares, mas destaca a força do elenco estrelado. "O importante é que o Cruzeiro não tem um time, tem um grupo forte, qualificado. Independentemente desses jogadores importantes, o Dedé, o Bruno Rodrigo, não estarem jogando, quem está entrando, está procurando fazer o melhor em prol do Cruzeiro", ressaltou o camisa 33.

Até o momento, Manoel vem deixando boa impressão com suas atuações pelo novo clube e foi titular nas últimas sete partidas da equipe, incluindo os amistosos nos Estados Unidos. O defensor também demonstrou que é bom no jogo aéreo e já marcou dois tentos com o manto estrelado, deixando claro a intenção de se firmar como titular.

E entre os dois zagueiros que ainda estão de fora, Dedé aparentemente é o que corre mais riscos de perder a posição por causa do mau momento que vivia antes da lesão. Enquanto isso, Bruno Rodrigo foi um dos poucos jogadores que ficaram isentos de críticas dos torcedores após a eliminação na Libertadores. Ele foi um dos atletas mais regulares da equipe no primeiro semestre. A desvantagem é que ainda está em tratamento no departamento médico e precisará de um tempo maior de recuperação.

Já Dedé poderá voltar a ser relacionado no próximo sábado, contra o Figueirense, às 18h30, no Mineirão. O técnico Marcelo Oliveira deverá avaliar a condição do jogador ao longo da semana, durante os treinamentos. Mas, até por questão de coerência e ritmo de jogo, Léo e Manoel devem ser novamente mantidos como titular.

O camisa 26 deverá ter trabalho para retomar a posição e o prestígio que fez o Cruzeiro recusar uma proposta de 16 milhões de euros do Zenit no início do ano. A expectativa era de que chegassem novas ofertas pelo jogador durante essa janela de transferências e até por isso a diretoria se preveniu com a contratação de Manoel. Mas por enquanto nenhum clube fez uma proposta oficial pelo 'Mito'.

Foto: UOL

Últimas do seu time