No ataque Elias foi vendido no meio da Libertadores e o Botafogo teve que se virar com Wallyson, Tanque Ferreyra e Henrique

No ataque Elias foi vendido no meio da Libertadores e o Botafogo teve que se virar com Wallyson, Tanque Ferreyra e Henrique

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Jaeiro

Seedorf e companhia fizeram história ao recolocar o Botafogo na Libertadores em 2013, o que já não ocorria há 18 anos. Entretanto, uma equipe que deveria ter sido valorizada foi completamente desmanchada menos de um ano depois. Após as demissões de Bolívar e Julio Cesar, no início do mês, apenas Jefferson e Gabriel seguem no Alvinegro.

Do elenco que venceu o Criciúma no Maracanã e assegurou a classificação para o torneio internacional, para o que atualmente sofre para se manter na elite do futebol brasileiro, ao menos 18 atletas deixaram o Botafogo. Seedorf encabeça a lista, que conta com outros bons nomes como Dória, Vitinho, Lodeiro, Fellype Gabriel, Rafael Marques e Andrezinho, por exemplo.

Evidentemente nesse grupo alguns jogadores deixaram o Botafogo por não fazerem mais parte dos planos, como Lima (Goiás) e Renato (Santos). Alguns jovens atletas considerados ainda inexperientes foram emprestados para ganharem rodagem, casos de Gilberto e Octávio, no Internacional e Fiorentina-ITA, respectivamente.

O principal objetivo era a Libertadores e o Botafogo conseguiu manter sua defesa na competição: Jefferson, Lucas (Edílson), Bolívar, Dória e Julio César. Marcelo Mattos e Gabriel também ficaram, mas a partir do meio campo é que as mudanças começaram. Apenas Lodeiro permaneceu entre os apoiadores, já sem as companhias de Seedorf, Fellype Gabriel, Andrezinho, Hyuri, Vitinho e Rafael Marques. Após a competição, o uruguaio foi negociado com o Corinthians. Jorge Wagner foi contratado, mas não agradou e retornou ao futebol japonês.

No ataque Elias foi vendido no meio da Libertadores e o Botafogo teve que se virar com Wallyson, Tanque Ferreyra e Henrique. O primeiro ainda teve seu momento de brilho, mas teve queda de produção e só agora retoma seu espaço no elenco, mas longe de ser unanimidade. E assim mesmo porque Emerson Sheik teve seu contrato rescindido.

Atualmente apenas dois atletas da antiga equipe permanecem no Botafogo. São eles Jefferson e Gabriel, justamente os jogadores mais valorizados e que sofrem assédio de outras equipes. A dupla ainda tem contrato com o Alvinegro, mas sua permanência não é garantida.

As mudanças explicam parte da complicada temporada que o Botafogo encara. Após perder atletas, o Alvinegro tentou se reforçar, mas poucos deles vingaram. Por outro lado, muitos deles são perseguidos pela torcida, casos de Zeballos e Carlos Alberto. Outro ponto é de Sheik, que era titular, mas teve contrato rescindido após algumas polêmicas. Atualmente, Jobson é apontado como principal aposta para tirar a equipe, mas ele em busca de melhores atuações.

Foto: UOL

Últimas do seu time