Ex-goleiro se mexeu nas cobranças e Dulcídio, o árbitro, mandou voltar. Foto: Reprodução

Ex-goleiro se mexeu nas cobranças e Dulcídio, o árbitro, mandou voltar. Foto: Reprodução

Emerson Leão foi o convidado do Show do Esporte da Band no último domingo (14), participando da atração da emissora do Morumbi comandada por Milton Neves, que contou com os comentaristas Neto, Dario Pereyra e Velloso, além de Larissa Erthal.

Leão, com habitual desenvoltura, falou sobre o Campeonato Brasileiro, seleção e comentou um dia marcante de sua carreira, quando Milton Neves pediu que as imagens de Palmeiras 1 x 1 Corinthians fossem exibidas, partida realizada no Morumbi no dia 21 de setembro de 1975, pelo Brasileirão, ocasião em que defendeu três pênaltis cobrados pelo saudoso volante Ruço (ou Russo, como ele mesmo autografava), mas que o árbitro Dulcídio Wanderley Boschillia (também já falecido), ordenou que fossem batidos novamente. No "fim das contas", Cláudio Marques assumiu a responsabilidade e acabou convertendo, empatando o jogo.

Na ocasião, o Palmeiras vencia por 1 a 0, gol marcado por Itamar, que acertou um "sem pulo" na meta de Sérgio Valentim, aos 12 minutos do 1º tempo.

O rápido ponta-direita Vaguinho foi derrubado por Didi na entrada da grande área e Dulcídio Wanderley Boschillia, já falecido, não pestanejou para marcar pênalti.

Ruço bateu e Leão, que se adiantou bastante, defendeu. Dulcídio  mandou que a cobrança fosse refeita, para desespero do goleiro palmeirense, então com 26 anos de idade.

Os jogadores palmeirenses fizeram coro com Leão, a ponto de Ademir da Guia, sempre tranquilo, receber cartão amarelo.

Ruço cobrou novamente e Leão, mais uma vez, se adiantou para defender. Dulcídio anulou a intervenção do camisa 1 do Verdão e Ruço arriscou pela terceira vez. Leão se adiantou mais ainda e defendeu a terceira penalidade consecutiva.

Desgastado, Ruço não bateu pela quarta vez. Coube ao lateral Cláudio Marques a tarefa de tentar vencer Leão. E conseguiu. De perna esquerda, Cláudio acertou o ângulo esquerdo do goleiro palmeirense para deixar o placar igual em 1 a 1, que foi mantido até o final da partida.

ABAIXO OS GOLS DE PALMEIRAS 1 X 1 CORINTHIANS E AS TRÊS DEFESAS ANULADAS DE LEÃO EM COBRANÇAS DE PÊNALTIS. LOCUÇÃO DE MILTON NEVES (GOL, O GRANDE MOMENTO - BAND):

DEFESA ESPETACULAR CONTRA A HOLANDA, NA COPA DE 74

Milton também relembrou uma defesa espetacular de Leão, esta na Copa de 1974, na Alemanha, na segunda fase da competição,l contra a Holanda. 

"Esta defesa do Leão foi mais difícil do que aquela do Gordon Banks na Copa de 70, cabeçada do Pelé, quando o Brasil ganhou da Inglaterra por 1 a 0", disse Milton Neves.

O jogo estava 0 a 0 e Cruyff aproveitou a falha de Zé Maria e chutou cara a cara com o goleiro brasileiro, um arremate rasante, forte, no canto esquerdo, que Leão espalmou para escanteio. Cruyff demonstrou incredulidade pela intervenção de Emerson Leão.

Apesar de todo o esforço de Leão, que fez outras boas defesas naquele dia 3 de julho de 1974 no Westfalenstadion, em Dortmund, a Holanda comandada pelo lendário Rinus Michels, com seu famoso "carrossel", venceu por 2 a 0, gols que aconteceram na segunda etapa, com Neeskens e Cruyff.

ABAIXO, A DEFESA DE LEÃO NO CHUTE DE CRUYFF NA COPA DE 74, BRASIL 0 X 2 HOLANDA

Últimas do seu time