Capitão da conquista da Copa do Mundo há três meses, Phillip Lahm concedeu uma entrevista ao jornal Daily Mailcontando um bastidor importante do histórico 7 a 1 na semifinal contra o Brasil

Capitão da conquista da Copa do Mundo há três meses, Phillip Lahm concedeu uma entrevista ao jornal Daily Mailcontando um bastidor importante do histórico 7 a 1 na semifinal contra o Brasil

Capitão da conquista da Copa do Mundo há três meses, Phillip Lahm concedeu uma entrevista ao jornal Daily Mailcontando um bastidor importante do histórico 7 a 1 na semifinal contra o Brasil. Segundo o lateral do Bayern de Munique, os jogadores alemães conversaram entre si após o fim do primeiro tempo, quando já estava 5 a 0, e se comprometeram a não tripudiar do time de Felipão até o apito final.

"No intervalo, nós conversamos sobre continuar jogando apropriadamente e mostrando respeito. Todo mundo no time tomou aquela atitude no segundo tempo. Nós não queríamos nos exibir ou ridicularizar os adversários. Se acabou com uma vantagem maior, não era tudo o que queríamos. Nosso objetivo era mostrar respeito aos nossos rivais e aos fãs", disse Phillip Lahm.

A fala do lateral, que aposentou-se da seleção logo após conquistar a Copa, é a mais clara sobre a postura da Alemanha na fatídica partida. Desde que deixou o gramado do Mineirão após o 7 a 1, o time europeu sempre se refere ao jogo com surpresa e compaixão por jogadores e torcedores brasileiros.

"Sinto pena", disse Kroos. "Fico um pouco triste com o que aconteceu", comentou Schweinsteiger. "Também ficamos chocados", emendou o técnico Joachim Low. Sempre que foram questionados, porém, todos negaram que tenham "tirado o pé".

"Com o 5 a 0 tínhamos uma situação especial e não teríamos que ficar confiantes em excesso, não tínhamos que evitar a humilhação, queríamos apenas jogar um futebol sério e não brilhar como estrelas e ter truques para mostrar. Não houve nada entre a gente", disse Thomas Muller, dias antes da final contra a Argentina.

A explicação de Lahm bate com a do atacante. De acordo com o lateral, a Alemanha de fato não "aliviou", mas evitou transformar uma goleada de 5 a 0 no fim do primeiro tempo em humilhação gratuita. De fato, não houve quem driblasse sem necessidade ou provocasse os brasileiros.

Pelo contrário. Em determinado momento do jogo, foi possível ver os jogadores da Alemanha irritados com as seguidas tentativas brasileiras de cavar um pênalti.

Foto: UOL

Últimas do seu time