Brasileiro estreou pela categoria principal, a OK, no Kartódromo PF International. Foto: Manuela Nicoletti/Formula K

Brasileiro estreou pela categoria principal, a OK, no Kartódromo PF International. Foto: Manuela Nicoletti/Formula K

O brasileiro Gianluca Petecof, de 14 anos, foi o melhor dos três brasileiros na disputa do Campeonato Mundial de Kart da FIA, realizado neste domingo (24), terminando na sexta coloação na competição disputada no Kartódromo PF International, na Inglaterra, pela categoria principal, a OK.

Em seu segundo ano na disputa, quinto colocado em 2016 pela OK-Junior (no Bahrein), Petecof teve 90 adversários na pista inglesa localizada em  Lincolnshire, no leste do país, distante cerca de 200 quilômetros de Londres. O título ficou com o inglês Danny Keirle. O outro brasileiro que chegou à final, em que alinharam os 34 clasificados entre os 91 participantes, Caio Collet, terminou em 25º.

“Foi um resultado muito bom aqui no Mundial, mais uma vez. A tomada de tempos não foi como o esperado, mas consegui me recuperar nas classificatórias, correndo “com a cabeça”, para não me envolver em nenhuma confusão e manter uma boa média para o grid da final, o que deu certo. Já na decisão, a largada foi difícil, mas estava bem rápido até o meio da corrida. Depois, perdi um pouco de rendimento, foi bem suado para me manter ali na frente, mas dei 110% de mim o tempo todo. Ainda tive a oportunidade de subir algumas posições por causa de pilotos que não cuidaram do bico, então fechamos o Mundial em sexto. No Campeonato Europeu, mostramos muito potencial, com vitória e pole position, mas nem sempre as coisas se encaixaram como o esperado. E agora no Mundial tudo fluiu muito bem, estivemos sempre competitivos, trabalhando bem com a equipe, e muito confiante. Então, esse foi um ótimo resultado para encerrar nosso ano nas competições internacionais. Agradeço todo o apoio da Academia Shell Racing durante esses três anos, por ter toda a estrutura necessária para que eu possa buscar esses resultados e representar bem o Brasil no exterior", avaliou Petecof, piloto da Tony Kart que integra a Academia Shell Racing há três anos.

RESUMO DA COMPETIÇÃO

No sábado (23), Petecof disputou as três baterias classiicatórias, terminando em quinto, sexto e terceiro lugares, o que lhe credenciou à final.

Neste domingo (24) foi disputada a última classificatória. Petecof terminou em oitavo lugar, o que lhe rendeu exatamente a oitava posição no grid, entre 34 pilotos.

Na prova final, Gianluca perdeu algumas posições na parte inicial da prova, caindo para 11º mas se recuperou, subindo ao sétimo posto. Ele perdeu rendimento e caiu duas posições, fechando a volta final, a 22ª, em nono, mas contou com punições impostas a três adversários que receberam a bandeira quadriculada à sua frente, o que permitiu que sua classificação final fosse o sexto lugar.

VÍDEO GRAVADO POR GIANLUCA PETECOF, LOGO APÓS A FINAL DO MUNDIAL DE KART NA INGLATERRA

CLASSIFICAÇÃO FINAL - OK - KARTÓDROMO PF INTERNATIONAL

   Gianluca Petecof  esteve na redação do Portal Terceiro Tempo em maio deste ano gravando o Bella Macchina, programa de automobilismo do site de Milton Neves que recentemente completou sua 100 edição. Clique aqui e veja.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE. ENTREVISTAS COM PILOTOS E O PROGRAMA "NOTAS DO CARSUGHI", COM O MESTRE AO LADO DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI FALANDO SOBRE F1, MOTOGP, STOCK CAR WEC, F-E, INDY E MUITO MAIS

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

COLUNAS: CLIQUE AQUI E ACESSE OS TEXTOS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time