Representantes de oito países participaram do certame, no interior de São Paulo

Representantes de oito países participaram do certame, no interior de São Paulo

Contando com a participação de representantes de oito países, Brasil, Bélgica, Espanha, Holanda, Portugal, Itália, Suécia e Polônia, foi um quarteto brasileiro que venceu a Nations Cup, primeiro dos cinco títulos que compõem o Campeonato Mundial de Karts 4 Tempos (KWC), realizado no último domingo, 20, no Kartódromo Internacional de Nova Odessa, interior de São Paulo.

Após seis horas, cumrpindo 267 voltas, a equipe formada por Luir Miranda (à esquerda na foto), Nicolas Costa (à direita na foto), Felipe Vieira e Matheus Porto superou outro quarteto brasileiro, formado por Fabio Konrad, Humberto Rubin, Lucas Motta e Maurício Pereira, com vantagem de pouco mais de 11 segundos.

O pódio foi completado por uma equipe belga, a BlueStar, com duas volta de defasagem em relação aos dois primeiros colocados.

O carioca Nicolas Costa, que já esteve na redação do Portal Terceiro Tempo participando do programa Bella Macchina, falou sobre a conquista de sua equipe, a Mota.

"Havia seis anos que eu não pilotava esse tipo de equipamento, e recebi com muita alegria o convite para integrar a equipe Mota Ferramentas mesmo sem ter a certeza de que seria ou não competitivo. O Rio de Janeiro tem muita tradição nas disputas de kart quatro tempos e, consequentemente, muita força nesta modalidade. Trabalhamos bem hoje e o resultado, embora apertado, foi merecido pelo empenho de nossa equipe", dise Nicolas, atualmente no Team Pelfrey na Pro Mazda, categoria de monopostos dos Estados Unidos.

"Numa competição como esta a vitória é de toda a equipe, e isso não significa somente os pilotos. O pessoal que fica no box, controlando as paradas e o desempenho de cada um de nós, tem papel fundamental. Em uma prova de longa duração, não basta ter pilotos de grande qualidade individual. É preciso uma boa estratégia e, principalmente, resistência. A capacidade de completar um grande número de voltas de maneira competitiva exige muito, tanto física quanto mentalmente", acrescentou Luir Miranda.

Pelo lado dos vice-campeões da competição, Fabio Konrad (KVR), salientou a importância do entrosamento da equipe, que conquistou o vice-campeonato mundial no ano passado na Dinamarca.

"Viemos com a mesma formação que conquistou o vice-campeonato mundial no ano passado, na Dinamarca, e nosso objetivo foi novamente buscar a vitória. Numa prova como esta é muito importante ter constância. Desde a disputa na Dinamarca, fizemos muitos treinos em pistas do Rio de Janeiro e chegamos confiantes para este torneio. Agora o foco passa a ser a briga pelos títulos individuais", disse Fabio Konrad, uma das estrelas da KVR.

O certame prossegue em Nova Odessa até o próximo domingo, 27, ocasião em que serão definidos os quatro campeões individuais. Além da disputa por equipes, o Mundial premiará o Campeão Individual Geral e os vencedores nas categorias Júnior, Sênior e Feminina.

Classificação final da Nations Cup:

1º   Mota (Brasil), 267 voltas
2º   KVR (Brasil), a 11s527
3º   BlueStar (Bélgica), a 2 voltas
4º   CKFC (Brasil), a 2 voltas
5º   Rio Grande do Sul (Brasil), a 3 voltas
6º   Brasil Clube Kart (Brasil), a 3 voltas
7º   Brasília (Brasil), a 3 voltas
8º   La Mancha (Espanha), a 3 voltas
9º   Belcorp Oceanica Larimax (Brasil), a 4 voltas
10º Phyja (Brasil), a 4 voltas
11º KCR-VDH (Holanda), a 4 voltas
12º Iberian Team (Portugal), a 4 voltas
13º FAAK (Brasil), a 4 voltas
14º Fiamoncini (Brasil), a 4 voltas
15º Team Italy (Itália), a 5 voltas
16º CKFF (Brasil), a 5 voltas
17º Eurokart (Brasil), a 9 voltas
18º APKA 2 (Brasil), a 9 voltas
19º Seniores (Brasil), a 11 voltas
20º Team Sweden (Suécia), a 11 voltas
21º Outsiders (Brasil), a 12 voltas
22º APKA 1 (Brasil), a 15 voltas
23º Dart (Brasil), a 18 voltas,
24º Kart GP (Brasil), a 22 voltas
25º Team Poland (Polônia), a 66 voltas

Melhor volta: Equipe APKA 1, em 1min15s125 (na 196ª volta)

CLIQUE AQUI E VEJA A PARTICIPAÇÃ DE NICOLAS COSTA NO PROGRAMA BELLA MACCHINA DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time