Kaled Curi foi naturalizado brasileiro e ainda na carreira como boxeador amador, conquistou o lugar na equipe brasileira

Kaled Curi foi naturalizado brasileiro e ainda na carreira como boxeador amador, conquistou o lugar na equipe brasileira

Kaled Curi nasceu na cidade de Barbara em Jbail, Líbano e como ele escreveu em seu livro, veio importado do Líbano em 1927 aos dois anos de idade juntamente com seu pai Adib, a mãe Alhama e o irmão Fuad com dois meses de idade. Desembarcaram no Porto de Santos.

O Prefácio deste livro foi feito pelo jornalista e escritor Henrique Matteucci, foi ele, Matteucci que escreveu o livro "Galo de Ouro" que conta a trajetória da carreira de Eder Jofre, o melhor peso galo do boxe profissional de todos os tempos.

Na época da edição deste livro Henrique Matteucci já lamentava a pouca cultura e memória do desporto brasileiro.

Kaled Curi passou pela Revolução Constitucionalista de 1932 e já em 1936 acompanhava pelas emissoras de rádios e jornais os pesos pesados do boxe mundial daquela época: Joe Louis, Max Baer, Primo Carnera e Max Schmelling, mas foi em 1938 no Clube Espéria, onde aprendeu a nadar e remar, que começou a praticar boxe.

Em 1939, ano em que estourou a 2º Grande Guerra Mundial, Kaled Curi passou a frequentar a Academia Brasileira de Pugilismo, antiga Academia Kid Pratt (nome esportivo de Armando Jofre), que fora boxeador e era o irmão mais velho de José Aristides Jofre (Kid Jofre), pai de Eder Jofre.

Este livro é extremamente interessante para os amantes do esporte brasileiro, através da vivência do Kaled Curi, conseguimos entender várias fases do boxe brasileiro, as melhores no boxe profissional, com o Kaled em cima dos ringues como lutador, como empresário, e promotor no boxe profissional e ainda como jornalista, escreveu por décadas no jornal Diário Popular.

Kaled Curi foi naturalizado brasileiro e ainda na carreira como boxeador amador, conquistou o lugar na equipe brasileira e defendeu nosso país nos ringues dentro e fora do Brasil.

Como profissional o Kaled Curi também conquistou o título brasileiro na categoria de peso Leve, no mesmo período em que tínhamos excelentes boxeadores nessa mesma categoria de peso.
Além de Kaled na categoria de peso Leve, o Ginásio do Pacaembu recebia todas as sextas feiras outras "feras" nessa categoria: Ralph Zumbano, Romeu Barbosa, Sebastião Ladislau (Gibi) e Pedro Galasso (o primeiro brasileiro campeão sul-americano no boxe profissional).

O público lotava o Ginásio do Pacaembu para assistir os combates entre essas "feras" do boxe brasileiro e um em especial não perdia nenhuma dessas lutas, Eder Jofre.

Vou anexar algumas fotos do livro e outras que tenho com esses personagens acima.
1ª foto é a capa do livro O Poeta do Boxe escrito pelo Kaled Curi;
2ª foto Ralph Zumbano e Kaled Curi na pesagem antes do combate entre eles;
3ª foto Kaled Curi lutando contra Romeu Barbosa;
4ª foto Kaled Curi derrubando Pedro Galasso;
5ª foto Kaled Curi derrubando Romeu Barbosa;
6ª foto o colunista Sidnei com Henrique Matteucci;
7ª foto Kaled Curi, Sidnei e Milton Rosa (outra lenda do boxe brasileiro);
8ª Sala de boxe na Cia Athlética inaugurada com o nome do Kaled Curi.

 

 

 

 

 

 

 

 

Últimas do seu time