O interesse de Kaká pela gestão do esporte brasileiro, na verdade, antecede o retorno dele ao Brasil

O interesse de Kaká pela gestão do esporte brasileiro, na verdade, antecede o retorno dele ao Brasil

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

Sem um líder proeminente no Brasil desde fevereiro de 2014, quando o zagueiro Paulo André trocou o Corinthians pelo Shanghai Shenhua, da China, o grupo de atletas Bom Senso FC pode ter encontrado um novo rosto no país. O grupo se aproximou muito de Kaká, que foi emprestado pelo Orlando City ao São Paulo até dezembro deste ano. Último brasileiro eleito melhor do mundo pela Fifa (em 2007), o meia tem sido preparado para assumir posição de destaque no Bom Senso.

O interesse de Kaká pela gestão do esporte brasileiro, na verdade, antecede o retorno dele ao Brasil. O meia iniciou no primeiro semestre, quando ainda vivia em Milão, um curso online sobre o tema. Ele se inscreveu com o nome real (Ricardo Leite), participou ativamente das discussões e interagiu com alunos sem fazer alarde sobre quem era.

O curso em que Kaká se inscreveu foi ministrado pela Universidade do Futebol, instituição de ensino que propõe um modelo diferente para atuação de profissionais na modalidade. Os principais líderes da entidade também são mentores teóricos do Bom Senso FC.

Kaká já estava no Brasil quando concluiu as aulas. O jogador trocou o Milan pelo Orlando City, time que disputa a MLS (liga profissional de futebol dos Estados Unidos), mas só poderá defender a nova equipe a partir de 2015. Por isso, foi emprestado ao São Paulo até dezembro.

A apresentação de Kaká na equipe que o revelou aconteceu no início de julho. Na primeira entrevista como jogador do São Paulo, o meia falou sobre necessidade de modernização do futebol brasileiro e abordou vários temas que são bandeiras do Bom Senso FC.

Depois, Kaká seguiu conversando sobre o assunto com Rogério Ceni, capitão e principal líder do São Paulo, que também é um dos principais articuladores do grupo de atletas.

Formado no ano passado, o Bom Senso FC reúne jogadores de futebol do Brasil para discutir questões de interesse da categoria em nome de uma evolução no esporte. Os principais focos são adoção de práticas de fair play financeiro e reformulação do calendário nacional.

Além das conversas com Ceni, Kaká foi abordado por representantes do Bom Senso FC. Existe uma ideia de que o jogador tenha atuação consistente no grupo, mas isso não é um plano imediato do coletivo de atletas.

A avaliação feita no Bom Senso FC é que Kaká reúne muitos atributos que o grupo busca – é articulado, tem relevância técnica e concorda com a necessidade de uma mudança estrutural no futebol brasileiro, por exemplo. Entretanto, o plano para utilização da imagem dele não é de curto prazo.

Foto: UOL

Últimas do seu time