No próximo domingo (1/2) o Cruzeiro entra em campo pelo Campeonato Mineiro, às 19h30min, no Mamudão, em Governador Valadares, contra o Democrata

No próximo domingo (1/2) o Cruzeiro entra em campo pelo Campeonato Mineiro, às 19h30min, no Mamudão, em Governador Valadares, contra o Democrata

Do UOL, em Belo Horizonte

Se o domingo não começou com boas notícias para o torcedor cruzeirense, pelo menos o time mostrou evolução em relação ao último domingo, quando havia perdido para o Londrina, por 1 a 0, no primeiro amistoso da temporada. No segundo teste do Cruzeiro em 2015, a equipe comandada por Oliveira empatou em 1 a 1 com o Shakhtar Donetsk, com destaque para o garoto Judivan, que marcou o primeiro dele jogo jogador profissional. Alex Texeira fez o gol da equipe ucraniana.

Como o time perdeu muitos jogadores em relação ao time que conquistou o bicampeonato brasileiro, quase todos eles fundamentais, o começo com exibições ruins não chega a ser uma novidade. Depois do primeiro tempo comandado pelo Shakhtar, o Cruzeiro se mostrou bem melhor na etapa final, quando Marcelo lançou alguns garotos. E Fábio, como de costume, mantem a boa fase. O capitão celeste fez boas defesas, especialmente quando a equipe ainda perdia por 1 a 0. No final, o empata não chega a ser ruim, já que a equipe mostrou alguns bons valores para 2015.

Fases do jogo:

A partida disputada no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, teve um começo sonolento e quase nada aconteceu até os 12 minutos, quando o volante Stepanenko acertou o travessão depois de uma cabeçada. A partir dali o Shakhtar se soltou na partida e tomou conta de todo o primeiro tempo. O gol de Alex Teixeira, aos 14 minutos, depois de boa troca e passes, resumiu bem o que seria a etapa inicial.

O Cruzeiro não tinha velocidade e não conseguiu trocar passes. Sofria com a constante movimentação dos jogadores do Shatkhtar. Os brasileiros da equipe europeia deram muito trabalho aos defensores cruzeirenses, mas Bruno Rodrigo estava em boa tarde e foi muito bem na partida. Mas foi o companheiro dele na defesa que levou grande perigo ao gol do Shakhtar. Leo acertou a trave, depois de uma cobrança de escanteio.

O segundo tempo começou como o primeiro, com a equipe estrangeira em cima. Mesmo com cinco alterações o Shakhtar não amoleceu. O goleiro Fábio fez pelo menos duas boas defesas, em tentativas de Douglas Costas e Bernard. Mas a partir das entradas de jovens jogadores o Cruzeiro cresceu na partida. Especialmente com Judivan, que marcou no primeiro toque na bola. Ele recebeu, colocou na frente e chutou duas vezes para empatar, aos 21 minutos. Depois de tantas mudanças nos dois lados, a partida caiu bastante de ritmo. O Cruzeiro até chegou mais vezes no final, mas não conseguiu vencer.

O melhor: Judivan. O jovem atacante do Cruzeiro entrou em campo e não precisou nem de um minuto para fazer o gol e empate.

O pior: Leandro Damião. Contratado para o lugar de Marcelo Moreno, o centroavante completou dois jogos sem fazer gols e com atuações ruins.

Chave do jogo: Mudanças. As trocas nas equipes determinaram um ritmo diferente no final da partida, o que foi melhor para o Cruzeiro, que ficou mais perto da vitória.

Para lembrar:

Entrosamento: Com uma série de trocas em relação ao time de 2014, Marcelo Oliveira vai ter muito trabalhar para deixar o Cruzeiro com a mesma eficiência das últimas temporadas.

Estreia: No próximo domingo (1/2) o Cruzeiro entra em campo pelo Campeonato Mineiro, às 19h30min, no Mamudão, em Governador Valadares, contra o Democrata.

Últimas do seu time