No Cruzeiro, as oportunidades do defensor foram mais frequentes no primeiro semestre

No Cruzeiro, as oportunidades do defensor foram mais frequentes no primeiro semestre

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

Desde que assumiu o Cruzeiro, Mano Menezes esteve à beira do gramado por 14 vezes, das quais venceu sete, empatou seis e perdeu somente uma. Dos 26 jogadores já utilizados, o zagueiro Paulo André não figura nem de longe como um dos mais presentes. O jogador atuou em cerca de 20% dos compromissos e é um dos reservas do treinador, situação um pouco diferente dos seus dois primeiros contatos com Mano no Corinthians. Mesmo assim, os primeiros trabalhos anteriores de 2009 e 2014 com o atual comandante ainda deixaram a desejar se comparados com o bom momento vivido no Cruzeiro. Na atual versão do professor, o zagueiro enxerga um clube mais organizado, ainda que o próprio Paulo André não encontre muitas brechas para jogar.

"Ele foi muito inteligente quando chegou (ao Cruzeiro). O time precisava de carinho, atenção. Foi o que ele fez. Mexeu muito pouco, deu confiança a quem ele achou que deveria ser titular. O time ficou mais organizado em campo. A versão de 2015 do Mano é a melhor que encontrei nessas três vezes em que trabalhamos juntos", comentou o zagueiro.

O primeiro contato de Paulo André com Mano Menezes aconteceu em 2009. O zagueiro foi indicado pelo treinador no segundo semestre daquele ano e deixou o Le Mans, da França, rumo ao Corinthians. Em cinco meses, atuou por 12 vezes com a camisa do time paulista no Brasileirão. Já o segundo encontro com o treinador foi bem mais curto. Em 2014, Paulo André disputou apenas seis partidas do estadual, deixando a equipe no início de fevereiro para se transferir para o Shanghaï Shenhua, da China.

No Cruzeiro, as oportunidades do defensor foram mais frequentes no primeiro semestre. Dos atuais 16 jogos pelo clube, apenas quatro aconteceram desde que Mano assumiu o time (28,5% dos jogos). Dessas quatro, em duas oportunidades o jogador atuou a partida inteira, somando 274 minutos em campo (cerca de 22%). Para este domingo, a vaga de titular foi novamente aberta, já que Bruno Rodrigo está machucado, e Paulo André deverá estar em campo na despedida celeste do Mineirão.

Mesmo com chances mínimas de alcançar a Libertadores, a mudança de postura, estilo de jogo e do desempenho em campo com Mano Menezes já deixarão o Cruzeiro com um saldo positivo no fim do campeonato, após flertar com o rebaixamento e conviver com muita instabilidade durante o ano.

"Foi um ano de transição, muitos jogadores saíram outros chegaram. O time demorou para atingir esse nível ideal de entrosamento. E o Mano tem grande parcela de merecimento nessa arrumação. Foi ele quem entrou e conseguiu fazer o time jogar bem, porque um time equilibrado facilita o trabalho de todo mundo".

Foto: UOL

Últimas do seu time