Jô foi julgado pelo STJD por agressão ao zagueiro Rodrigo no último dia 29. Foto: Marcello Zambrana/AGIF - retirada do UOL

Jô foi julgado pelo STJD por agressão ao zagueiro Rodrigo no último dia 29. Foto: Marcello Zambrana/AGIF - retirada do UOL

O atacante Jô escapou de uma punição pesada e irá desfalcar o Corinthians por apenas um jogo. Julgado na tarde desta quarta-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o camisa 7 alvinegro foi punido por agressão ao zagueiro Rodrigo na derrota para a Ponte Preta no último dia 29.

Jô cumprirá a punição somente no próximo sábado, diante do Avaí, em Itaquera. Na noite desta quarta-feira, o atleta está à disposição do técnico Fábio Carille para o duelo com o Atlético-PR na Arena da Baixada. Segundo o procurador do STJD, Felipe Bevilacqua, a suspensão começa a valer somente no dia seguinte à decisão do pleno.

O departamento jurídico do Corinthians, com João Zanforlim à frente da defesa, conseguiu desqualificar a denúncia. O atleta foi enquadrado no artigo 254-A (agressão física) e poderia pegar até 12 jogos de gancho.

No julgamento, Jô acabou denunciado no artigo 250 (empurrar acintosamente o companheiro ou adversário, fora da disputa da jogada) e o 254 (jogada violenta). Nos dois casos, a punição mínima é de uma partida.

Artilheiro do Campeonato Brasileiro com 16 gols, Jô chutou a canela de Rodrigo no último lance da partida contra a Ponte, em Campinas. Na ocasião, o jogador não recebeu cartão amarelo. A agressão tampouco foi citada na súmula. Em seguida, porém, a procuradoria do STJD denunciou o atleta por agressão física após analisar as imagens. 

Após a vitória sobre o Palmeiras, Jô admitiu que errou no lance. "Eu tive a reação de ter tocado nele, não me isento de total inocência. Mas tem de torcer para as coisas darem certo. Se for punido, torce para ser a pena mínima. É preciso continuar focado, pois já jogadores que podem suprir", disse.

Jô ainda corre riscos de ficar fora dos próximos jogos do Corinthians na reta final do Brasileirão. O atacante tem dois cartões amarelos e pode perder mais um jogo se receber o terceiro.

Últimas do seu time