A busca por mais e mais sócios também é uma estratégia para melhorar a saúde financeira do clube

A busca por mais e mais sócios também é uma estratégia para melhorar a saúde financeira do clube

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

Os 47 dias que separam o Internacional do primeiro jogo contra o Tigres-MEX, na semifinal da Copa Libertadores, serão intensos para Diego Aguirre e para os funcionários do CAS (Central de Atendimento ao Sócio) do Beira-Rio. No vestiário, o técnico tratará de esmiuçar o adversário liderado por Rafael Sóbis e no escritório o Colorado irá atrás de um novo recorde histórico em seu quadro social. A meta é chegar aos 120 associados antes da partida de ida, em 15 de julho, e assim fazer o clube bater o segundo recorde no quadro social em menos de dois meses.

A ideia não é impossível. No dia seguinte ao triunfo diante do Independiente Santa Fe, o Inter chegou a marca de 112 mil torcedores adimplentes – número inédito na história do clube. Por dia, cerca de 250 novas associações são feitas no estádio, pela internet ou telefone. Assim, se a média for mantida, 11.750 mil novos colorados estarão na lista vermelha até o jogo com o Tigres e farão o clube chegar a quase 124 mil torcedores contribuintes. Em janeiro eram 104 mil colorados em dia com suas contas.

"A meta não existe no papel, mas acreditamos que dê para chegar lá. Existe uma política forte de comunicação, mas o time é que puxa a torcida e a classificação às semifinais foi muito importante. Vamos ter um mês e meio pela frente sem Libertadores e ninguém vai esmorecer, não veremos o índice de inadimplência aumentar e sim o número de sócios subir. O quadro social é o grande segredo do Inter", aponta Fabricio Berto, diretor do CAS.

Mas não é só o campo que fideliza os colorados. Uma rede de administração e valorização do sócio tornou a contribuição um hábito – já enraizado no clube desde 2005 e retomado com a reinauguração do Beira-Rio no ano passado e posterior classificação à Libertadores. Horário de atendimento estendido, sistema de SMS para alerta dos portões de acesso e até um comitê permanente de sócios para gerar feedback constante do serviço. Nos próximos meses, o clube lancará um aplicativo de celular para facilitar ainda mais a compra de ingressos e a confirmação de lugar, o chamado check-in.

A busca por mais e mais sócios também é uma estratégia para melhorar a saúde financeira do Internacional. O clube já reduziu o quadro de funcionários, otimizou a operação do Beira-Rio para economizar e está em negociação avançada por um empréstimo de R$ 44 milhões. Em fevereiro, o Colorado montou um plano para se tornar independente do dinheiro da TV Globo até mesmo após o reajuste da cota de transmissão. O cálculo exigia 30 mil novos sócios. Até agora, já foram oito mil e com 47 dias pela frente até a semifinal o otimismo irá subir dia a dia.

Foto: UOL

Últimas do seu time