A corneta interna para cima de Abel é fato novo em 2014. O treinador foi alvo de críticas sobre suas escolhas

A corneta interna para cima de Abel é fato novo em 2014. O treinador foi alvo de críticas sobre suas escolhas

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

O vestiário do Internacional após a derrota de 2 a 0 para o Bahia, na Copa Sul-Americana, teve de tudo um pouco. O tropeço em casa, que faz o time viver seu pior momento na temporada, deu origem a cornetas ao trabalho de Abel Braga. Também rendeu uma bronca do técnico aos jogadores, ainda no vestiário, e a frase de que um sinal de alerta foi ligado.

A corneta interna para cima de Abel é fato novo em 2014. O treinador foi alvo de críticas sobre suas escolhas. Nos corredores entre o vestiário e a sala de imprensa do Beira-Rio, a decisão de manter Aránguiz mais adiantado acabou questionada. O pouco uso dos jovens, e a falta de sequência para os mesmos, também.

Não chega a ser um processo de fritura, porém se tornou evidente que a queda de rendimento – admitida por Abel Braga nos minutos seguintes, tem incomodado e está sendo debitada, pelo menos em parte, na conta do treinador. Nos microfones, entretanto, o técnico ganhou respaldo.

"Não estamos satisfeitos com o momento negativo, mas não vai ser por causa da derrota, que a voz do comando do vestiário vai ser alterada. Temos que ter serenidade no momento da vitória e da derrota", disse Marcelo Medeiros, vice de futebol.

Entre o apito final, e o sistema de som a todo volume para abafar as vaias da torcida, até a coletiva de imprensa Abel reuniu os jogadores e fez cobranças o vestiário mesmo. Em outras derrotas, era comum deixar a conversa para a reapresentação no dia seguinte.

A pauta da bronca: o primeiro gol do Bahia, em um escanteio, e a postura do time em campo. A queda de rendimento significativa em relação às derrotas anteriores, contra São Paulo e Atlético-MG.

"O Abel foi bem claro e disse que a gente deixou de apresentar o nosso futebol em casa. Saindo, dando opção para o companheiro. A gente tem que ouvir, entender e procurar melhorar mesmo", revelou o volante Ygor.

Depois das cornetas e da conversa entre técnico e elenco, o Internacional abraçou a tese de má fase técnica coletiva. De declínio do time como um todo. E usou a expressão de alerta ligado faltando duas rodadas para o final do primeiro turno do Brasileirão.

"É como se tivesse acendido um sinal de alerta. Temos que trabalhar, que jogar como se treina. Concentrar para que erros não ocorram e se repitam mais de uma vez", afirmou Medeiros.

O Inter volta a campo no sábado, às 18h30min, quando enfrenta o Palmeiras em São Paulo. Com duas derrotas seguidas no Brasileirão, o time precisa vencer para não correr o risco de sair do G-4. E para que Abel Braga não fique na mira outra vez.

FOTO: UOL

Últimas do seu time