A atuação fraca e semelhante ao do ano passado pode se justificar pela ausência de reforços

A atuação fraca e semelhante ao do ano passado pode se justificar pela ausência de reforços

O primeiro jogo do Internacional em 2015 parecia um videoteipe do ano passado, mas com o acréscimo de uma bizarrice. Repetindo velhos hábitos, caindo em seus vícios dos tempos de Abel Braga, o Colorado teve um jogador expulso e saiu atrás do placar diante do Lajeadense, em Lajeado, neste domingo (01). Como se não bastasse o empate frustrante de 1 a 1 – gols de Gilmar e Ernando, o time de Diego Aguirre ainda perdeu o título da Recopa. A taça foi decidida nos pênaltis, após o apito final. D'Alessandro, Eduardo Sasha e Fabrício perderam uma das cobranças.

A Recopa Gaúcha ficou com o Lajeadense, que conquistou a Copa Fernandão em 2014. D'Alessandro foi o primeiro cobrador e parou nas mãos de Luiz Muller. Sasha bateu na sequência e acertou a trave. Com a bola rolando, os dois times foram iguais e o empate acabou sendo justo.

A atuação fraca e semelhante ao do ano passado pode se justificar pela ausência de reforços. Das caras novas contratadas, apenas Léo e Nilton entrarem em campo. Réver e Vitinho ficaram de fora por falta de condição legal. E Anderson, já acertado, depende da assinatura de contrato para ser oficializado.

Fases do jogo: O primeiro tempo em Lajeado foi sofrível. Com um time quase igual ao do ano passado, o Internacional não fugiu a lógica. Apresentou velhos vícios e problemas em campo como lentidão e falta de profundidade. Um dado resume a etapa tediosa: um chute com perigo só foi dado aos 41 minutos, quando D'Alessandro recebeu na ponta esquerda e arriscou a finalização. Que foi longe do gol.

Sem Nilmar e com Rafael Moura na frente, o Inter perdeu velocidade e tinha altura e força para explorar, mas não o fez. O Lajeadense se fechou bem, dificultando as coisas para uma equipe visivelmente longe da proposta de marcar em cima, explorar os lados do campo e ser aguda. Se o jogo era para ver o rascunho do Colorado que brigará pelo tricampeonato da Libertadores, foi na verdade o palco para uma boa atuação da dupla Paulo Josué e Michel.

"Eles estão marcando do meio para trás, muito forte. Temos que ter movimentação constante para envolver o time deles. Pelo meio está apertado, temos que ir pelas laterais", disse o volante Nilton.

Só que o segundo tempo foi intenso. Com 55 segundos, o árbitro Anderson Daronco viu pênalti em um lance envolvendo Léo, Ernando e Gilmar. Na reclamação, o camisa 2 do Inter recebeu novo cartão amarelo e foi expulso. Na cobrança, Gilmar deslocou Alisson e fez 1 a 0. O cenário parecia terrível para o Inter: em desvantagem numérica e no placar, mas o time reagiu bem.

Diego Aguirre sacou Alex e colocou Cláudio Winck para recompor a defesa. O Inter surpreendentemente melhorou e foi para cima. O empate saiu após escanteio cobrado por D'Alessandro. Paulão deu uma bicicleta para evitar a saída da bola e Ernando cabeceou sozinho quase em cima da linha do gol: 1 a 1. O confronto foi, aos poucos, perdendo intensidade. Os donos da casa pareciam satisfeitos e começaram a gastar tempo, o Colorado sentiu a ausência de um jogador e também parou de criar.

Na disputa por pênaltis, o Lajeadense começou confirmando sua cobrança. O Inter só foi marcar na terceira batida – com Nilton. Antes dele, D'Alessandro e Eduardo Sasha erraram. Por fim, Luiz Muller defendeu outro chute, de Fabrício e garantiu a vitória da equipe do interior.

O melhor: Gilmar - centroavante abriu o placar em cobrança de pênalti e dificultou a vida da zaga do Inter durante o jogo todo. Roubou a cena em uma partida que era para mostrar o novo Inter.

O pior: Rafael Moura - pouco acionado, o centroavante que substituiu Nilmar (preservado por dores musculares), não levou perigo algum ao gol de Luiz Muller. Foi sacado no segundo tempo e viu do banco o Inter melhorar um pouco sua atuação em Lajeado.

FICHA TÉCNICA
LAJEADENSE 1 X 1 INTERNACIONAL

Data e hora: 01/02/2015 (domingo), às 17h (horário de Brasília)
Local: Arena Alviazul, em Lajeado (RS)
Árbitro: Anderson Daronco
Auxiliares: Marcelo Barison e Júlio César dos Santos
Cartões amarelos: Thiago, Paulo Josué (LAJ); Paulão, Léo e D'Alessandro (INT)
Cartão vermelho: Léo (INT)
Gols: Gilmar (LAJ), aos 3 minutos do segundo tempo; Ernando (INT), aos 9 minutos do segundo tempo

LAJEADENSE: Luiz Muller; Thiago, Camilo, Everton e Márcio Goiano; Marabá, Mateus Santana, Rafael Gava e Paulo Josué (Ramon); Michel (Vinicius) e Gilmar (Quaresma)
Técnico: Luis Carlos Winck

INTERNACIONAL: Alisson; Léo, Ernando, Paulão e Fabrício; Nilton, Aránguiz, D'Alessandro, Alex (Cláudio Winck) e Eduardo Sasha; Rafael Moura (Valdívia)
Técnico: Diego Aguirre

Foto: UOL

Últimas do seu time