Técnico adota postura "pés no chão"

Técnico adota postura "pés no chão"

Quando retornou ao Cruzeiro, Vanderlei Luxemburgo decidiu dividir a participação do time no Brasileiro por módulos. Cada módulo era composto por quatro jogos e o grupo deveria alcançar em torno de nove pontos entre os 12 disputados. Esse era o objetivo do treinador para brigar pela Libertadores e até pelo tri seguido do Brasileiro. Os triunfos, no entanto, não deram liga depois de três vitórias seguidas e hoje o professor se vê obrigado a traçar uma nova meta. Nada de Libertadores ou título. O objetivo agora é se desgarrar da parte de baixo e brigar para terminar o ano com o título da Copa do Brasil.

"Temos de avançar no Brasileiro e direcionar para a Copa do Brasil a possibilidade de uma conquista. Está bem claro para nós que a distância (para os primeiros colocados) ficou maior. São verdades absolutas que não dá para eu chegar aqui e dizer que vamos ganhar dez jogos seguidos para entrar na zona de classificação para a Libertadores. Se não conseguimos avançar até agora, temos de ter humildade de recuar um pouquinho e entender o nosso momento", disse o treinador.

Se contabilizados os módulos de Luxemburgo, o treinador alcançou sucesso somente no primeiro: três vitórias e uma derrota. No segundo, somou três pontos. Neste terceiro e atual, até agora tem um dos nove últimos pontos disputados. A situação na tabela melhorou desde que o técnico assumiu, já que o time estava na penúltima colocação e hoje sustenta a 13º lugar. O aproveitamento, porém, está longe de ser satisfatório. Longe do G-4 (11 pontos do Palmeiras) e a apenas quatro do Z-4 (o Goiás tem 13).

"Não adianta vender ilusão. Eu explico o motivo das mudanças. Para nós, o Campeonato Brasileiro mudou um pouco de figura. Apostávamos em módulos de quatro para poder avançar e chegar na turma de cima. Fizemos tudo, mas não avançamos. Agora, a preocupação é olhar para cima e ver que ficamos mais distantes, mas o pessoal de baixo está se aproximando. O torcedor tem que entender que o momento é de todos estarmos juntos e sairmos da parte de baixo".

Conforme o objetivo no Brasileiro vai se transformando apenas em fazer uma campanha segura, o time celeste tem, a partir desta terça-feira, motivos para sonhar com o penta da Copa do Brasil. No sorteio que definirá os confrontos das oitavas de final, o Cruzeiro é cabeça de chave e pode ter como primeiro adversário o Ceará, Coritiba, Figueirense, Ituano, Palmeiras, Paysandu, Vasco ou Santos.

Últimas do seu time