Helio Castroneves teve chance de vencer as 500 Milhas de Fontana e ficar com o título, mas acabou punido no final

Helio Castroneves teve chance de vencer as 500 Milhas de Fontana e ficar com o título, mas acabou punido no final

O australiano Will Power, de 33 anos, é o mais novo campeão da Fórmula Indy, após terminar as 500 Milhas de Fontana em nono lugar, prova vencida pelo brasileiro Tony Kanaan, que venceu sua primeira corrida pela Chip Ganassi, exatamente na prova que encerrou a temporada, na madrugada deste domingo.

O título em favor de Power, que somava três vice-campeonatos consecutivos, entre 2010 e 2012, foi definido no último pit-stop de Helio Castroneves (Penske), que teve chance de desbancá-lo para também tentar quebrar a sina de iguais três vice-campeonatos (2002, 2008 e 2013), pois acabou punido com um drive-through por ter atravessado a linha branca.

No momento da parada, o brasileiro que largou na pole, era o quarto colocado e, se terminasse em primeiro, com o nono lugar de Will Power, seria ele, e não o australiano, o campeão da temporada. No final, Helinho cruzou em 14º lugar.

O outro piloto que tinha chances matemáticas de título, o francês Simon Pagenaud (Schmidt Peterson), terminou em 20º.

Ao lado de Tony Kanaan, no pódio, subiram Scott Dixon, seu companheiro de equipe na Chip Ganassi e Ed Carpenter (Carpenter). O colombiano Juan Pablo Montoya (Penske) que largou ao lado de Castroneves na primeira fila, chegou a liderar a prova no oval californiano, mas terminou na quarta colocação.

Foto: Divulgação/IndyCar

Classificação final das 500 Milhas de Fontana (cronometragem oficial):

Will Power:

Nascido em 1º de março de 1981 na cidade australiana de Toowoomba (estado de Queensland), Will Power tem um histórico de 21 vitórias na Indy e perseguia seu primeiro título após ter sido vice campeão em 2010, 2011 e 2012, anos em que venceu consecutivamente a São Paulo Indy 300, prova realizada no Anhembi, zona norte de São Paulo, evidenciando sua melhor performance em circuitos urbanos e mistos em relação aos ovais.

Antes de desembarcar no automobilismo norte-americano, Power competiu na Austrália, incluindo uma temporada na V8 Supercar, semelhante à Stock Car brasileira.

Na Europa competiu pela A1 GP representando seu país e também disputou a World Series by Renault em 2005, terminando na sétima posição. Estreou na Champ Car (antiga Indy) no mesmo ano de 2005, participando de duas corridas, pela equipe Walker, a mesma que defendeu nas duas temporadas seguintes.

A primeira vitória aconteceu na abertura da temporada de 2007, em Las Vegas, voltando a ganhar na etapa de Toronto, fechando o ano na quarta colocação.

Em 2008 foi contratado pela KV Racing, terminando o ano na 12ª colocação, com uma vitória (Long Beach).

Desde 2009 integra o Team Penske, ficando próximo do título em 2010, 2011 e 2012, anos em que terminou em segundo lugar.

A vitória de Tony Kanaan nas 500 Milhas de Fontana, primeira pela Chip Ganassi, no encerramento da temporada. Foto: Divulgação/IndyCar

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time