Será a terceira vez que o norte-americano parte na posição de honra no oval. Foto: IndyCar/Divulgação

Será a terceira vez que o norte-americano parte na posição de honra no oval. Foto: IndyCar/Divulgação

O norte-americano Ed Carpenter, que pilota por sua própria equipe, a Ed Carpenter Racing Chevrolet, conquistou neste domingo (20) a pole para a 102ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, prova que acontece no próximo domingo (27).

Será a terceira vez que o piloto de 37 anos partirá da posição de honra da mais famosa prova do automobilismo norte-americano. Carpenter foi o pole consecutivamente em 2013 e 2014, mas nunca venceu a prova. Sua melhor posição foi em 2008, ocasião em que terminou em quinto lugar. 

A média das quatro voltas de Ed Carpenter foi feita em 229.618 mph, feito espetacular, sobretudo no comparativo aos seus concorrentes, uma vez que apenas ele conseguiu andar na casa das 229 milhas por hora.

Ed Carpenter, sempre muito rápido nos ovais, conquistou sua terceira pole nas 500 Milhas de Indianápolis. Foto: IndyCar/Divulgação

Nas 500 Milhas de Indianápolis, alinham três carros por fila, e ao lado de Carpenter estarão dois representantes da Penske Chevrolet: Simon Pagenaud e Will Power, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

A segunda fila começa com outro carro da Penske, o de Josef Newgarden, em quarto lugar. Ao seu lado, Sebastien Bourdais (Dale Coyne Honda) e Spencer Pigot (Ed Carpenter Racing Chevrolet).

Os três  que partem da terceira fila são: Danica Patric (Ed Carpenter Racing Chevrolet), Helio Castroneves (Penske Chevrolet) e Scott Dixon (Chip Ganassi Honda).

Helio Castroneves parte da terceira fila, em oitavo. Foto: IndyCar/Divulgação

KANAAN E LEIST JUNTOS NA QUARTA FILA

Antes da disputa do Fast Nine, treino em que apenas os nove melhores de sábado foram para a disputa da pole neste domingo, definiram-se as posições entre 10º e o 33º colocados.

Reiterando o bom desempenho da classificação anterior, Tony Kanaan e Matheus Leist foram os melhores. A dupla da AJ Foyt Chevrolet, assim, abre a quarta fila, em 10º e 11º lugares, respectivamente. Leist, aliás, é o estreante mais bem colocado do grid desta edição das 500 Milhas de Indianápolis.Completando a fila ao lado do dueto brasileiro da Foyt, estará o norte-americano Marco Andretti (Andretti Herta Honda).

Matheus Leist elogiou o trabalho da AJ Foyt e disse que está tranquilo para a prova do próximo domingo.

"Desde o primeiro dia de treinos estamos rápidos aqui em Indianápolis. Estou muito contente pela equipe toda, que preparou um carro fantástico para mim e para o Tony (Kanaan) na classificação. Fomos muito velozes e acho até que, se a classificação fosse hoje, a gente teria entrado no Fast Nine. Agora é fazer a preparação para a corrida e fazer uma grande estreia na Indy-500. Estou bastante ansioso para as 500 Milhas: será a corrida mais importante de minha carreira até aqui, mas não sinto pressão. Estou confiante no bom trabalho da AJ Foyt e que podemos ser bem competitivos na corrida", comentou Leist, de 19 anos, que no ano passado, pela Indy Lights, venceu as 100 Milhas de Indianápolis, preliminar das 500 Milhas.

Tony Kanaan parte do décimo lugar. Foto: IndyCar/Divulgação

 

 

Melhor estreante nas 500 Milhas deste ano, Matheus Leist parte em 11º. Foto: IndyCar/Divulgação

 

GRID COMPLETO PARA AS 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS

 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE

Últimas do seu time