Palmeiras, de Valentim, próximo do vice

Palmeiras, de Valentim, próximo do vice

Decidido o título da temporada, e merecidamente o Corínthians bateu campeão, o Brasileiro ainda nos reserva outras definições.

Restando três rodadas para o encerramento da competição, nove pontos em disputa, Grêmio e Palmeiras disputam o vice-campeonato, enquanto Santos, Vasco, Botafogo, Flamengo e até Bahia, uma vaga na Libertadores/18.

Na parte debaixo da tabela, o desespero para fugir da degola. Atlético/GO, Avaí e Sport, na minha opinião, disputam a Série B no ano que vem, e a Ponte Preta, embalada pelos últimos bons resultados, penso, deverá escapar.

Ponte e Vitória, neste momento o 1º fora da zona de rebaixamento, possuem o mesmo número de pontos (39), mas a Macaca terá um confronto direto (em Campinas), quando poderá pular na frente, dependendo dos resultados do fim de semana.

Será uma disputa boa, e interessante, já que o Vitória jogará no Barradão contra Cruzeiro e Flamengo (que luta pela Libertadores), e o confronto em Campinas.

O time paulista terá dois jogos fora, contra Fluminense (que cumpre tabela) e Vasco (na última rodada), possivelmente com vaga assegurada na Pré-Libertadores, já que o Cruzeiro, 5º colocado (garantido na Libertadores/18), cederá a vaga para o 7º colocado, e aí entraria o time da Colina.

Fluminense e Coritiba, ambos com 43 pontos, apesar de ainda correrem riscos matemáticos, deverão permanecer na elite.

O coxa terá pela frente o Atlético/MG, em BH neste fim de semana, São Paulo, em Curitiba, e Chapecoense, em Chapecó, os dois últimos cumprindo tabela e pensando somente em 2018.

O Fluminense encara a Ponte Preta nesta segunda (20), no Maracanã, e depois os desesperados, Sport (também no Rio), e Atlético/GO, virtuais rebaixados a Série B, podendo somar 6 pontos e se tranquilizar de vez.

Se a competição “ficou sem graça” pela conquista antecipada do Corínthians, o rival Palmeiras tem tudo para ficar com o vice-campeonato.

O Verdão tem 4 pontos de vantagem sobre o Santos, e um atrás do Grêmio, que está preocupado com a decisão da Libertadores diante do Lanus, e colocará em campo nas próximas rodadas o seu time reserva.

A tendência, pelo que estamos acompanhando, é que Palmeiras, Grêmio e Santos entrem diretamente na Libertadores, ficando Botafogo e Flamengo, na Pré, e o Vasco disputando com o Bahia a última vaga.

Quanto aos rebaixados: Atlético/GO, Avaí, Sport e Vitória. A opção pelo time baiano, pelo momento atual da Ponte, que cresceu e se motivou na últimas rodadas, e isso faz a diferença num campeonato de pontos corridos.

Foto: Uol

 

Últimas do seu time