Com a Seleção Brasileira, ele foi campeão do mundo no México em 70, sem jogar

Com a Seleção Brasileira, ele foi campeão do mundo no México em 70, sem jogar

Clique aqui e conheça a história completa de Joel Camargo na Seção “Que Fim Levou?”

No dia 23 de maio de 2014, a bola chorava e o futebol ficava triste, morria aos 67 anos, em Santos, mesma cidade onde nasceu em 18 de setembro de 1946, um dos maiores quarto-zagueiros que o Santos e a Seleção Brasileira já teve, Joel Camargo, o "Açucareiro". Ele, que jogava bonito e de forma elegante com os braços abertos, daí o apelido, foi campeão do mundo no México em 70 com o Brasil, sem atuar sequer uma vez, assim como o goleiro Leão.

Joel Camargo, que recebeu o "Camargo" porque em 1972 o Santos contratou o goleiro Joel "Mendes", que veio do Coritiba, foi revelado pela Portuguesa Santista no ano de 1963.

No fim da década de 60, Joel Camargo era titular absoluto do técnico João Saldanha na Seleção Brasileira e reserva no time da Vila Belmiro.

Mas, um violento acidente no bairro do Gonzaga, em Santos, com Joel ao volante, abalou definitivamente a carreira daquele que João Saldanha considerava o melhor quarto-zagueiro do mundo.

No tal acidente, Joel saiu muito machucado, vindo a falecer uma moça que o acompanhava a bordo de seu carro. Aí, ele deixou o Santos e perambulou por equipes menores.

Apesar disso, Joel Camargo conquistou muitos títulos pelo Peixe, dentre eles, o Campeonato Paulista de 1964, 1965, 1967, 1968 e 1969, o Campeonato Brasileiro de 1964, 1965 e 1968, a Recopa Sul-Americana e a Recopa Mundial, ambas em 1968.

Aposentando, trabalhou no porto, deu aulas de futebol em uma escolinha no bairro da Encruzilhada, em Santos, e foi também professor de escolinhas da prefeitura de São Paulo.

Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Abaixo, matéria da ESPN publicada na página do Facebook da ASSOPHIS (Associação dos Pesquisadores e Historiadores do Santos FC) e que foi enviada ao Portal Terceiro Tempo:

Últimas do seu time