Queda de rendimento do Inter no Gauchão preocupa e marca é histórica

Queda de rendimento do Inter no Gauchão preocupa e marca é histórica

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

Apenas sete pontos em sete jogos e fora da zona de classificação. A campanha do Internacional no Gauchão deste ano não é apenas ruim, é histórica. Há 12 anos que o Colorado não começava tão mal a competição. Mas pelo menos na vez em que foi pior, 2005, acabou como campeão.

Na ocasião o Inter fez ainda menos. Com Muricy Ramalho no comando, a equipe passava por reformulação. Recebeu mais de meio time de reforços e queria se consolidar em bom momento após perder vaga na Libertadores na última rodada do Brasileirão passado.

Mas o começo foi duro. Empate fora de casa contra o Farroupilha, empate em casa contra o Glória, derrota fora de casa para o Veranópolis, empate em casa contra o Novo Hamburgo, derrota fora de casa para o Santa Cruz, e a primeira vitória apenas na sexta rodada, diante do mesmo adversário, mas no Beira-Rio. O sétimo jogo foi contra o Novo Hamburgo, com derrota de novo, totalizando seis pontos conquistados em sete rodadas. Um a menos do que 2017.

Por sorte, o Colorado venceu os três jogos finais daquela primeira fase. Avançou no grupo com 15 pontos, em segundo atrás do Glória. Cresceu na segunda fase e venceu seu grupo, chegando à final diante do 15 de Campo Bom. Venceu o primeiro jogo, perdeu o segundo e ergueu a taça nos pênaltis.

Em nenhum dos anos que seguiram, o início foi tão ruim quanto o deste ano. O mais próximo foi 2007, quando foram conquistados oito pontos nos sete primeiros jogos do ano. E naquela ocasião, o time vermelho caiu na primeira fase, terminando a chave em quarto, quando apenas três avançavam.

Neste ano, o Colorado começou empatando com o Veranópolis fora de casa, perdeu no Beira-Rio para o Novo Hamburgo, empatou com Caxias e Passo Fundo, ganhou na quinta rodada a primeira pelo campeonato diante do Brasil de Pelotas e em seguida empatou o Gre-Nal e perdeu para o Juventude. São sete pontos em sete rodadas.

Faltam quatro jogos para o fim da primeira fase. Passam oito equipes e o Inter é o nono atualmente. No calendário estão os jogos contra São Paulo-RS e Cruzeiro-RS em casa, e diante de Ypiranga e São José fora.

A situação só não é pior porque apenas os critérios de desempate separam o Inter do último classificado atualmente. Porém, ao mesmo tempo, só três pontos livram da zona de rebaixamento para a segunda divisão.

Foto: LUCA ERBES/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Últimas do seu time