Dasaev Matheus é destaque do Globo-RN no Brasileiro da Série D

Dasaev Matheus é destaque do Globo-RN no Brasileiro da Série D

Por Band Esportes

O goleiro do Globo-RN Dasaev Matheus Ferreira de Freitas era para se chamar João Antônio se dependesse da mãe, Aracleide. Mas o pai, Sílvio Carlos, fã de futebol e do lendário camisa 1 russo das décadas de 70 e 80, Rinat Dasaev, decidiu homenagear o goleiro colocando o mesmo nome no filho - só que escondido da esposa.

“Tinha um acordo em casa, que se que nascesse menino meu pai escolheria o nome. Temendo que o negócio não fosse cumprido, ele foi no cartório escondido e me registrou. Minha mãe até ficou um pouco brava na hora, pois não saberia nem falar, mas já era tarde, pois estava registrado e não tinha nada mais o que fazer”, disse o goleiro do time potiguar em entrevista ao Portal da Band.

E por ironia do destino o jogador, que nasceu em Campo Redondo, a 28 km de Natal, foi o principal responsável pelo acesso antecipado à Série C em 2018. Ele entrou no lugar do titular Rafael, que machucou o tornozelo esquerdo aos 8 minutos do primeiro tempo, e defendeu dois pênaltis de Fábio Alves e Marques, na vitória por 3 a 2 diante do URT-MG, após ganhar por 1 a 0 no tempo normal. O resultado garantiu classificação à semifinal da Série D.

Apesar de ter sido herói, seo Carlos não viu a atuação gloriosa do filho na sexta-feira dia 11 de agosto. “Ele foi recém operado e ficou sabendo que eu joguei pelo meu tio. Depois do jogo, falei com ele, me parabenizou, se sentiu orgulhoso pelo que eu fiz”.

Apesar de ter sido herói, Dasaev não se considera titular do Globo-RN. “Quem tem que definir é o técnico. O Rafael é o titular e vinha tendo uma sequência, pois se contunde pouco. Eu sempre tenho que estar atento. Ele sempre torceu por mim e eu por ele. É meu amigo dentro e fora de campo”, ressaltou.

“Sou reserva, mas quando apareceu a oportunidade tive que agarrar. Foi isso que aconteceu, pois estava preparado”, disse “Lógico que o grupo ajudou e isso me fortaleceu, deu confiança”, comentou.

Duas horas de sono

O goleiro sabe que aquela partida vai ficar sempre em sua memória e apesar das glórias, teve pouco tempo de descanso. “Aquele dia, por conta da adrenalina e por tudo o que aconteceu só consegui pegar no sono às 5h e dormi até às 7h. Nunca dormi tão pouco em minha vida. Foi algo inédito, mas valeu a pena. Sem dúvida foi o melhor momento em minha carreira”.

Espelho

Dasaev nunca viu o vice-campeão europeu e eleito o melhor goleiro de 1988 atuar, mas assistiu alguns vídeos e viu alguma semelhança. “Notei a frieza dele. E acho que me assemelho muito a ele nesse aspecto. É uma coisa que eu tenho. Sempre fui assim”, revelou.

“Muitas pessoas associam o meu nome. Coincidiu de ser da mesma posição. Mas acho todo muito normal, mas jamais vou carregar um peso que não é meu. Não costumo pensar nisso, apesar de as brincadeiras serem inevitáveis”.

Semifinais

Dasaev sabe que a vida de jogador não é fácil. Apesar de ter sido herói, sabe que tem muito trabalho pela frente e neste sábado enfrenta o Juazeirense-BA, fora de casa, no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Brasileiro da Série D.

“O jogo vai ser muito difícil, mas temos a vantagem de decidir a vaga em casa com a torcida a nosso favor. O negócio é trazer um bom resultado fora. Temos que fazer um jogo estratégico”, definiu.

E o Globo-RN entra nessa fase com um campanha invejável e tem a melhor campanha entre os semifinalistas, após 12 partidas. São 27 pontos somados, com nove vitórias e três derrotas, 17 gols marcados e apenas sete sofridos.

“Essa campanha é algo muito bacana e valoriza todo o nosso trabalho. Mas se a defesa é a menos vazada, tem todo um trabalho coletivo, de marcação desde o início. Isso é fruto de muito trabalho nos treinos e jogos”, finalizou.

Foto: Reprodução/Facebook/Globo-RN

Últimas do seu time