Torres fez o gol da classificação do Panamá, no jogo contra a Costa Rica. Foto:Urs Flueeler/AP

Torres fez o gol da classificação do Panamá, no jogo contra a Costa Rica. Foto:Urs Flueeler/AP

O zagueiro Roman Torres acelerou no contra-ataque e chegou à bola antes dos adversários para acertar um belo chute e fazer 2 a 1 contra a Costa Rica. O gol, marcado nos últimos minutos da partida, garantiu a vaga inédita do Panamá em uma Copa do Mundo e colocou o jogador, em 10 de outubro de 2017, para na história do esporte no seu país.

O lance decidiu não só qual seria a última seleção da Concacaf (entidade responsável pelo futebol nas Américas do Norte e Central e no Caribe) classificada ao Mundial, mas mudou a vida de Torres. "Aquele momento significou muito. Foi um ato histórico, algo que estará sempre na minha alma e no meu coração", ele falou, lembrando do acontecimento em entrevista publicada no site da BBC britânica neste sábado (24).

"Foi muito importante para o povo panamenho. Há um bom tempo, estávamos tentando chegar à Copa do Mundo", disse o zagueiro de 32 anos.

Jogador mais longevo da seleção do país, tendo sido convocado mais de 100 vezes, Torres já era o mais conhecido entre os futebolista do país. Após o gol nas eliminatórias, porém, disse que se tornou tão famoso quanto uma estrela de cinema. "As pessoas na ruas me param e querem uma foto comigo. Mas isso não me incomoda porque posso dividir essa felicidade com meus companheiros de equipe."

Ídolo entre os rivais

O zagueiro afirmou, na entrevista, que, após a classificação, tem agora a meta de vencer a Inglaterra na Copa. O desejo dele será posto à prova em 24 de junho, quando o Panamá enfrenta a seleção inglesa no estádio Níjni Novgorod. As duas equipes estão no Grupo G, ao lado da Tunísia e da Bélgica.

Nos rivais, Torres tem também um ídolo, o ex-defensor Rio Ferdinand, que defendeu a Inglaterra em três Mundiais (1998, 2002 e 2006) e atuou na maior parte da carreira no Manchester United. "Como zagueiro, ele era alguém que realmente me inspirou como jogador. Estava sempre concentrado e atento dentro de campo", declarou o panamenho.

Atualmente no Seattle Sounders, da Liga de futebol dos Estados Unidos, Torres ainda disse que um dos seus maiores arrependimentos da carreira é não ter jogado na Premier League. Na tempora de 2010-2011, ele despertou o interesse de clubes como o Blackpool e o Swansea, mas nenhuma das transferências aconteceu por "problemas financeiros", segundo o zagueiro.

Ele entra em campo pela seleção do Panamá, nesta terça-feira (27), em amistoso fora de casa contra a Suíça, país europeu que será o primeiro rival do Brasil na Copa do Mundo-2018.

Últimas do seu time