Por outro lado, os visitantes permanecem com 31 pontos e seguem em uma posição intermediária

Por outro lado, os visitantes permanecem com 31 pontos e seguem em uma posição intermediária

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Coritiba se recuperou das três derrotas seguidas ao derrotar o Atlético-PR por 1 a 0 neste sábado, no Couto Pereira, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Hélder fez o único gol da partida ao acertar um chute colocado no início do segundo tempo. O resultado não tirou a equipe da casa da zona de rebaixamento, mas conseguiu deixar a lanterna. Por outro lado, os visitantes permanecem com 31 pontos e seguem em uma posição intermediária.

Fases do jogo:
Precisando vencer para tentar deixar a lanterna da competição, o Coritiba iniciou a partida tentando pressionar o adversário. A equipe da casa jogava com mais agressividade e o Atlético-PR procurava se defender na expectativa de armar um contra-ataque.

O Coritiba tinha mais posse de bola, porém, o Atlético-PR foi responsável pelo lance de maior perigo no início da partida. Após cruzamento para a área, Douglas Coutinho cabeceou e Vanderlei fez boa defesa, aos 17.

A equipe mandante conseguiu responder, aos 23, quando Joel foi lançado na frente, Cleberson falhou e o atacante tocou de cobertura, mas a bola passou por cima da meta de Weverton. O jogo melhorou e o Atlético-PR quase saiu na frente, aos 32, quando Marcelo ficou livre dentro da área após cruzamento da direita e finalizou para fora. O confronto caiu de produção nos dez minutos finais e a primeira etapa terminou com o empate sem gols.

O segundo iniciou com uma alteração em cada time. O Coritiba sacou Rosinei e colocou Robinho. Por outro lado, o Atlético-PR promoveu a entrada de Mário Sérgio na vaga de Sueliton. Bastou a bola rolar para a equipe da casa abrir o placar. O volante Hélder arriscou um chute da intermediária e não deu chance para Weverton fazer a defesa.

Os donos da casa controlavam bem a sua vantagem e passaram a utilizar os contra-ataques. O Atlético-PR tinha dificuldade para encontrar seu melhor jogo e não demonstrava poder de reação. Alex quase ampliou a vantagem do Coritiba, aos 17, ao cobrar um escanteio com muito efeito.

O time visitante mexeu na equipe para tentar melhorar o setor ofensivo ao sacar Douglas Coutinho e Marcelo para promover as entradas de Marcos Damasceno e Sidcley, respectivamente. O Coritiba recuou e deu campo aos rubro-negros, mas o placar se manteve e o Coritiba conseguiu deixar a lanterna.

O melhor:
Hélder. O volante defendeu com qualidade e ainda marcou um belo gol no início do segundo tempo.

O pior:
Marcelo. O atacante do Atlético-PR esteve longe das melhores atuações e foi facilmente anulado pelos defensores do Coritiba.

Chave do jogo:
Após um primeiro tempo equilibrado, o Coritiba teve a felicidade de marcar um gol no início do segundo tempo e controlou a partida para voltar a vencer.

Para lembrar:

Protesto. Os jogadores do Coritiba entraram em campo com uma faixa protestando contra os atrasos salariais. Ela tinha os seguintes dizeres: "Torcedor coxa-branca: você é a nossa única motivação. Três meses de salários atrasados e promessas do presidente em vão. Lutaremos juntos até o fim"

Novo setor. O Couto Pereira inaugurou um novo setor denominado Mauá, em decorrência da rua atrás dessa arquibancada. Por conta disso, a capacidade do estádio aumentou de 37 mil para cerca de 40 mil torcedores. O setor conta com setor vip, camarotes, cadeiras e praça de alimentação. A construção do setor começou em junho do ano passado.

Suspenso. O volante Deivid levou o terceiro cartão amarelo na tarde deste sábado e não poderá ajudar o Atlético-PR na próxima partida.

Próxima rodada. Os dois times voltam a jogar na quarta-feira no mesmo horário. O Atlético-PR enfrenta o São Paulo, quarta, às 19h30, no Morumbi. Por outro lado, o Coritiba recebe o Criciúma, novamente no Couto Pereira.

Últimas do seu time