Em 29 de setembro de 1974 o Santos perdeu por 1 a 0, gol de Rivellino

Em 29 de setembro de 1974 o Santos perdeu por 1 a 0, gol de Rivellino

Pelé foi o maior algoz do Corinthians.

Com 49 gols em 47 jogos oficiais disputados, há exatos 40 anos, em 29 de setembro de 1974, o Rei do Futebol fazia sua última partida diante do Corinthians.

No jogo, disputado no Pacaembu, válido pelo Campeonato Paulista, o Santos acabou derrotado por 1 a 0, gol de Rivellino, aos 14 minutos do segundo tempo.

Antes, na primeira etapa, o meia Adãozinho (já falecido) perdeu um pênalti sofrido por Rivellino, cometido por Marinho Peres. O goleiro argentino Cejas defendeu a cobrança do corintiano.

Ainda na primeira etapa, o também falecido Armando Marques anulou um golaço de Brecha, depois de uma linda jogada de Edu, que deu um "drible da vaca" em Zé Maria, pela esquerda.

Amando Marques atendeu a marcação do bandeirinha, que indicou impedimento passivo de um jogador do Santos.

O gol de Rivellino, a exemplo da jogada do gol anulado do time da Vila Belmiro, também começou pela esquerda, com o ponta Peri, que entregou a bola na medida para o Reizinho do Parque decretar a vitória corintiana, chutando de primeira, com o pé esquerdo.

Vale a pena ressaltar o público presente ao Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, naquela tarde de domingo: 66.871 torcedores.

ABAIXO, COBERTURA DA PARTIDA. NO COMEÇO, LOCUÇÃO DE ROBERTO PETRI. O GOL DE RIVELLINO FOI NARRADO POR PEIRÃO DE CASTRO

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:

SANTOS 0 X 1 CORINTHIANS

Campeonato Paulista, em 29 de setembro de 1974

Local: Estádio Paulo Machado de Carvalho, Pacaembu

Público: 66.871

Renda: CR$ 768.739,00

Árbitro: Armando Marques

Gol: Rivellino

Santos:

Cejas, Wilson Campos, Marinho Peres, Oberdan e Zé Carlos; Leo Oliveira e Brecha; Adilson (Ferreira), Cláudio Adão, Pelé (Mazinho) e Edu. Técnico: Tim.

Corinthians:

Ado, Zé Maria, Baldochi, Brtito e Wladimir; Tião e Adãozinho; Vaguinho, Lance (Zé Roberto), Rivellino e Peri. Técnico: Sylvio Pirillo.

Com informações do Almanaque do Timão, de Celso Unzelte

CURIOSIDADES:

- Pelé acabou se despedindo do Santos na partida seguinte, diante da Ponte Preta, na Vila Belmiro, em 02 de outubro de 1974. O Santos venceu por 2 a 0, gols de Cláudio Adão e Geraldo (contra).

- O Corinthians, que vivia um jejum títulos, há 20 anos sem conquistas, chegou à final do Paulista daquele ano diante do Palmeiras, mas acabou perdendo por 1 a 0, gol de Ronaldo Drummond.

- Na final do Paulista de 1974, a equipe corintiana foi um pouco diferente daquela que jogou contra o Santos, última de Pelé diante do Timão. Butticice era o goleiro no lugar de Ado, Ademir Gonçalves foi o zagueiro, ao invés de Baldochii. Pita e Ivan também entraram no decorrer da decisão, nos lugares de Adãozinho e Zé Roberto, respectivamente. O técnico era o mesmo Sylvio Pirillo.

- Marinho Peres, que cometeu o pênalti em Rivellino, fez sua última partida pelo Santos. Ele defendeu o Barcelona em seguida (entre 1974 e 1975) e retornou ao Brasil pelo Internacional, onde conquistou o título brasileiro de 1976. Ele ainda jogou por Galícia (da Bahia), Palmeiras e América-RJ, onde encerrou sua carreira, em 1981. Foi titular da seleção brasileira na Copa de 1974, formando dupla com Luis Pereira.

- Pelé foi substituído por Mazinho, após sentir uma contusão na coxa direita.

- Estima-se que aproximadamente 20.000 torcedores ficaram do lado de fora do Pacaembu.

- Brecha, autor do gol santista anulado pela arbitragem, passou por diversos clubes do interior paulista, entre eles o Catanduva (onde começou), Guarani e Botafogo de Ribeirão Preto. Também teve uma passagem pelo futebol belga, no Anderlecht. Ele faleceu em 7 de setembro de 2011, aos 63 anos. Seu irmão, Brida, também foi jogador profissional. Brida, atualmente comentarista, jogou pelo Juventus, Sport Recife e Náutico, entre outras equipes.

O DIA SEGUINTE: CAPA DA FOLHA DE SÃO PAULO EM 30 DE SETEMBRO DE 1974

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE PELÉ NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

Últimas do seu time