Bicampeão da F1, Inglês conquistou a chamada `Tríplice Coroa´do automobilismo

Bicampeão da F1, Inglês conquistou a chamada `Tríplice Coroa´do automobilismo

Um dos grandes nomes do automobilismo mundial, Graham Hill, bicampeão na Fórmula 1 (1962 e 1968), por  B.R.M e Lotus, respectivamente, morreu há exatamente 40 anos, em um acidente aéreo, aos 46 anos.

Ele mesmo pilotava sua aeronave, um Piper Azetc, que explodiu após bater em árvores nas proximidades do aeroporto londrino de  Elstree.

Havia pouca visibilidade naquele 29 de novembro de 1975. Ele tentara pousar sua aeronave em duas outras pistas (Heatrow e Gatwich). Além de Hill, mais cinco pessoas morreram no acidente, todas membros de sua equipe na F1, a Hill.

Nascido em 29 de fevereiro de 1929 em Hampstead, na Grande Londres, Graham Hill é o único piloto a ter conquistado a chamada "Tríplice Coroa" do automobilismo. Ele venceu os GPs de Mônaco (1963, 1964, 1965, 1968 e 1969), as 500 Milhas de Indianápolis (1966) e as 24 Horas de Le Mans (1972).

Aliás, falando em Mônaco, Hill é o segundo maior vencedor nas ruas do Principado, ao lado do alemão Michael Schumacher, com cinco vitórias. À frente deles, apenas Ayrton Senna, com seis triunfos.

Graham Hill competiu na Fórmula 1 entre 1958 e 1975, tendo disputado 176 GPs, com 14 vitórias, mesmo número de triunfos do tricampeão Jack Brabham e do bicampeão Emerson Fittipaldi, mas com mais poles que o brasileiro (13 contra seis). CLIQUE AQUI E VEJA DETALHES DA CARREIRA DE GRAHAM HILL EM SUA PÁGINA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".

Um dos seus três filhos, Damon Hill, é o único filho de um campeão na F1 que também conquistou título na elite do automobilismo. Em 1996, então na Williams, Damon Hill ganhou o Mundial da F1 superando seus mais diretos concorrentes: o companheiro de equipe Jacques Villeneuve e o então bicampeão Michael Schumacher, em sua segunda temporada na Ferrari.

Damon Hill perseguiu uma vitória no GP de Mônaco ao longo de suas oito temporadas na Fórmula 1, mas não conseguiu. Esteve muito próximo disso na prova de 1996, quando o motor de sua Williams quebrou dentro do túnel. A vitória foi do francês Olivier Panis, única dele na F1 e a última da extinta equipe Ligier. Damon Hill subiu duas vezes no pódio do Principado, em 1993 e 1995, ambas com Williams.

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE DAMON HILL NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".

Liderando o GP de Mônaco de 1968, com sua Lotus 49B. Foi sua quarta vitória, das cinco que obteve nas ruas do Principado. Foto: Divulgação

O destemido fotógrafo registra a passagem de Graham Hill em sua Lotus na mais lenta curva da F1, a Lowes, em Mônaco, durante a corrida de 1968, vencida por Hill. Foto: Divulgação

Família motorizada. Graham Hil e seu filho Damon na década de 70 a bordo de minicarros, em um aeroporto inglês. Eles são os únicos, pai e filho, campeões na F1. Foto: Divulgação

Últimas do seu time