Brasileiro largou em 18º no GP da Alemanha e segurou sua Ferrari com pneus slick na chuva

Brasileiro largou em 18º no GP da Alemanha e segurou sua Ferrari com pneus slick na chuva

Há exatamente 15 anos, Rubens Barrichello venceu sua primeira corrida na Fórmula 1, o Grande Prêmio da Alemanha, disputado no traçado antigo de Hockenheim, que incluia o setor conhecido como floresta negra, em 30 de julho de 2000, com a Ferrari. A dupla da McLaren-Mercedes completou o pódio, com Mika Hakkinen em segundo e David Couthard em terceiro.

Barrichello, que disputava seu 126º GP, teve problemas no treino de classificação e partiu do 18º lugar no grid.

Manteve-se na pista que estava com um trecho úmido enquanto seus principais concorrentes (Mika Hakkinen e David Couthard), da McLaren, colocaram pneus para chuva.

Até um torcedor que invadiu a pista acabou ajudando o brasileiro, pois os carros foram reagrupados, diminuindo a desvantagem que ele tinha.

Com habilidade e muito talento, Barrichello subiu ao degrau mais alto do pódio muito emocionado, depois de sete anos sem vitórias de brasileiros. A última havia sido no GP da Austrália de 1993, com Ayrton Senna.

Além de vencer, Rubens também fez a volta mais rápida, em 1min44s300. Dois outros brasileiros disputaram aquele GP da Alemanha em 2000: o paranaense Ricardo Zonta, pela BAR-Honda e o paulista Pedro Paulo Diniz (Sauber-Petronas). Nenhum deles concluiu a prova.

Depois de sua primeira vitória na F1, Rubens Barrichello venceu outras dez provas. Em 2002 foram quatro, pela Ferrari: Europa (em Nurburgring), Hungria, Itália e EUA.

Em 2003, também pela Ferrari, ganhou os GPs da Grã-Bretanha e Japão.

Em 2004, ainda pela escuderia italiana, ganhou as provas disputadas na Itália e na China.

Deixou a Ferrari no final da temporada de 2005 para três temporadas na Honda, entre 2006 e 2008.

Voltou a ganhar em 2009, pela Brawn-Mercedes. Os triunfos foram nos GPs da Europa (em Valência) e da Itália, em Monza, a última de suas 11 vitórias na F1. Também foi a última vitória de um brasileiro na categoria.

Disputou duas temporadas pela Williams, em 2010 e 2011, seu último ano na F1.

Competiu na Fórmula Indy em 2012 pela equipe KV Racing (terminou a temporada em 12º lugar).

Participou de três provas da Stock Car em 2012 e ingressou definitivamente na categoria em 2013, chegando ao título em 2014, pela equipe Full Time, onde está atualmente.

Foto: Divulgação

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE RUBENS BARRICHELLO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".

ABAIXO, O FINAL DA PROVA, COM NARRAÇÃO DE GALVÃO BUENO E COMENTÁRIOS DE REGINALDO LEME E LUCIANO BURTI

Últimas do seu time