Piloto sergipano de 13 anos participou de evento em Buenos Aires, durante os Jogos Olímpicos da Juventude. Foto: Divulgação/Eversports

Piloto sergipano de 13 anos participou de evento em Buenos Aires, durante os Jogos Olímpicos da Juventude. Foto: Divulgação/Eversports

Depois da Fórmula-E, que no dia 15 de dezembro inicia na Arábia Saudita (Riad) sua quinta temporada, evidenciando que se solificou no automobilismo, o kartismo já começa a flertar com a propulsão elétrica.

No último sábado (13), em Buenos Aires, o brasileiro Guilherme Figueiredo, de 13 anos, foi um dos pilotos a participar de uma demonstração de karts elétricos na programação dos Jogos Olímpicos da Juventude, que estão acontecendo na Argentina até a próxima quinta-feira (18).

Guilherme, que neste ano disputou sua primeira temporada internacional, nas etapas do Campeonato Europeu e no Mundial de Kart (ele ficou em 12º de 117 competidores na categoria Junior), o jovem sergipano deus suas primeiras impressões sobre o equipamento.

“Fiquei muito honrado com o convite de participar deste evento. Muito se fala sobre karts elétricos, e até mesmo a possibilidade do esporte ser uma modalidade olímpica no futuro, o que seria sensacional! Sei que esse é apenas um primeiro passo, mas é muito legal participar desde o início de algo que com certeza será grande. O kart teve alguns problemas na corrida, mas sabemos que essa ainda é uma tecnologia em desenvolvimento, então tudo bem. Foi uma forma muito especial de fechar uma temporada de muito aprendizado e conquistas que tive em competições importantes como o Mundial de Kart e o Troféu Academy da FIA", comentou Figueiredo.

Na prova, Guilherme fez dupla com a argentina Maria José Lambertucci. Eles participaram de duas sessões de treinos para que se adaptassem ao kart elétrico e também ao circuito, junto de outros 10 pilotos, que também formaram duplas mistas.

Depois, na classificação, a soma de tempos definiu a ordem de largada da prova, que teve duração de cerca de 15 minutos. Guilherme Figueiredo cravou o segundo melhor tempo e na média, com sua companheira, partiu da segunda fila. Porém, com um problema no equipamento, eles não conseguiram ficar entre os primeiros colocados.

NA SUÍÇA, EM DEZEMBRO

Guilherme Figueiredo foi nomeado como representante brasileiro para a disputa do Troféu Academy da FIA, entre outros 50 competidores indicados por suas Confederações locais, num campeonato na qual os equipamentos são todos iguais e fornecidos pela organização. Ele venceu duas provas, subiu ao pódio na Itália e ficou em 3º lugar geral ao fim das três etapas. 

Em razão disso ele estará na Suíça no dia 1º de dezembro para a premiação da CIK-FIA, órgão responsável pelo kart mundial, e que tem como Presidente o também brasileiro Felipe Massa, que estreará na Formula-E na temporada 2018-2019 pela equipe Venturi, que terá o suíço Edoardo Mortara como seu outro piloto.

 Duplas mistas no evento de karts elétricos realizado durante os Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires. Foto: Divulgação/Eversports

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

 

 



 

Últimas do seu time