Rodrigo dá um beliscão no peito de Guerrero no penúltimo encontro entre eles

Rodrigo dá um beliscão no peito de Guerrero no penúltimo encontro entre eles

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

Virou moda. A cada Flamengo e Vasco, o duelo particular entre o atacante Guerrero e o zagueiro Rodrigo chama a atenção. O embate é um capítulo à parte nos últimos clássicos e não será diferente no próximo sábado (25), quando Rubro-negro e Cruzmaltino decidem uma vaga na final da Taça Guanabara, às 17h (de Brasília), em Volta Redonda. Desta vez, porém, os dois ganharam a companhia de Luís Fabiano, ainda que o reforço do clube de São Januário não esteja em campo.

A rivalidade entre Rodrigo e Guerrero é repleta de episódios marcantes. Mas, apesar de toda a polêmica, os dois mantêm uma relação de respeito e costumam se cumprimentar antes dos jogos. O peruano leva desvantagem considerável no duelo.

Paolo enfrentou o Vasco seis vezes pelo Flamengo e jamais venceu. O camisa 9 não fez nem um gol sequer e na maioria das ocasiões terminou anulado pelo marcador. Rodrigo tem sido uma pedra no sapato e também conseguido tirar o atacante do sério.

E a vantagem já vem de 2013. Na ocasião, o zagueiro defendia o Goiás, enquanto Guerrero atuava pelo Corinthians. Foram dois jogos no Campeonato Brasileiro daquele ano. Um empate (1 a 1) e uma vitória do Esmeraldino (2 a 1).

O embate mais pesado entre os dois aconteceu em 30 de março de 2016 - 1 a 1, pela Taça Guanabara. Eles se empurraram e trocaram xingamentos. Rodrigo beliscou o peito de Guerrero, que o acertou na sequência com o braço. Ambos foram julgados pelo TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro). O flamenguista foi apenas advertido, enquanto o cruzmaltino punido por um jogo. Amparado pelo efeito suspensivo, Rodrigo foi liberado para atuar na sequência.

Além da rivalidade entre os dois, o clima criado antes de mais um clássico aumentou a expectativa para o reencontro. Guerrero afirmou que o Flamengo sempre será favorito contra o Vasco e despertou a ira dos cruzmaltinos. Foi o suficiente para gerar respostas do clube e dos torcedores nas redes sociais.

Para completar, Luís Fabiano chegou ao Rio de Janeiro e a trilha sonora da recepção foi voltada para provocar o atacante do Flamengo. O Fabuloso não pisará em campo, mas está ligado diretamente ao duelo, já que é muito amigo de Rodrigo. Com Guerrero engasgado, até o presidente Eurico Miranda entrou no jogo para desestabilizar o rival.

"Ele [Luís Fabiano] será o carrasco do Flamengo. Ponto. Querer comparar Guerrero com Luís Fabiano? Vocês estão de sacanagem. Ele está a anos-luz do Guerrero".

O próprio Fabuloso respondeu quando perguntado na entrevista de apresentação sobre o duelo contra o atacante do Flamengo. Mesmo sem entrar em campo no clássico, ele deu sua contribuição para pressionar ainda mais o peruano.

"Espero que o Vasco vença. Simples e grosso. Não tem rivalidade com o Guerrero. Ele defende o lado dele, eu defendo o meu. Vamos deixar bem claro que é Vasco contra Flamengo, não Luís Fabiano contra Guerrero. São idades diferentes e números de gols diferentes. Por sinal, eu tenho muito mais do que ele. É bom para o futebol fazer esse tipo de coisa, mas sem violência. Precisamos voltar a ter uma rivalidade tranquila e que promova o espetáculo", encerrou.

Guerrero entra pressionado e sabe que precisa mostrar serviço contra o rival. Em boa fase, o peruano é uma arma fundamental no Flamengo, que tem a vantagem do empate para chegar à final. Já Rodrigo sustenta retrospecto favorável e ainda ganhou o reforço de Luís Fabiano nos bastidores. A rivalidade está no ar. Está chegando a hora de mais um capítulo no duelo particular.

Foto: Reprodução

Últimas do seu time