Tricolor gaúcho ignora grama sintética e atropela o Furacão na Arena da Baixada

Tricolor gaúcho ignora grama sintética e atropela o Furacão na Arena da Baixada

Diferentemente de anos anteriores, o campeonato brasileiro de 2017 apresenta na segunda rodada, em pleno limiar portanto, equipes potencialmente candidatas ao título, ocupando as primeiras colocações na tabela, tendo o Grêmio como líder da competição pelo critério do saldo de gols.
 
Não por essa liderança provisória no Brasileirão, mas pelo êxito alcançado nos últimos jogos, é que me permito destinar a maior parte deste comentário a uma breve análise em torno do "status quo" ora vivido pelo tricolor gaúcho. 
 
É notório que o time treinado por Renato chegou a um padrão futebolístico, que faz lembrar os bons tempos do futebol força, quando a ideia de titularidade transcendia a mera noção de um grupo de onze jogadores, estendendo-se de forma dinâmica a todo um plantel.  
 
Quando o time gremista perdeu seu grande articular, o meia Douglas, por motivo de lesão,  parecia que dificilmente Renato encontraria alguém no grupo capaz de preencher essa lacuna. 
 
Contudo, não tardou para encontrar.  Ramiro voltou à titularidade e virou o "motorzinho" do time, dando consistência ao meio de campo e até dando-se ao luxo de se incluir entre os goleadores da equipe.  
 
O mesmo se pode dizer em relação a outros desfalques ocorridos naquele time base que conquistou o penta da Copa do Brasil, como os de Walace,  negociado, e mais recentemente Maicon, Miller Bolaños e  Marcelo Oliveira, que deixaram o time por motivo de lesão.
 
Apesar de todas essas perdas o Grêmio se alinha hoje, sem nenhum favor,  entre os favoritos à conquista da Libertadores, da Copa do Brasil e do Brasileirão, que lidera com 6 pontos conquistas, 4 gols a favor e nenhum contra. 
 
Depois da vitória deste domingo, por 2 a 0 diante do Atlético, ignorando a grama sintética da Arena da Baixada, em Curitiba, o esquadrão gremista carimba seu passaporte para as oitavas de final da Libertadores, jogando quinta-feira contra o Zamora, na Arena. 
 
A classificação está praticamente assegurada, mas o Grêmio tem tudo para garantir a primeira colocação no seu Grupo, uma vez que deverá vencer o visitante, embalado pelas vitorias com dois gols de diferença diante do Fluminense, Botafogo e agora o Furação.
 
Vale observar, reforçando a tese, que o tricolor tem conquistado essas importantes vitórias, desfalcado de nada menos do que quatro titulares, mas ninguém se dá conta disso e sequer faz menção a esse fato, porque os bons resultado não permitem. 
 
Muito pelo contrário, todos têm voltado seu foco para as duas grandes revelações momentâneas do elenco tricolor, que são o atacante Lucas Barrios. como grande goleador que desponta, e o jovem volante Arthur, que tem se notabilizado com jogadas preciosas, responsáveis em grande parte pelo momento vitorioso vivido pelo Grêmio,
 
É justo dizer que o bom aproveitamento de jogadores, preenchendo com muito êxito as lacunas motivadas pelos desfalques ocorridos no time gremista,  deve-se à mão competente do treinador Renato Portaluppi. 
 
Não se pode negar certos destemperos de Renato observados pela mídia,  mas isso não impede que se reconheça sua capacidade na forma de liderar e conduzir sua equipe, tornando-a no campo de jogo expressão legítima de suas convicções táticas, técnicas e psicológicas.  
 
Agora, uma referência ao primeiro jogo colorado no Beira-Rio pela Série B, que terminou com algumas vaias por parte da torcida, descontente com o resultado insatisfatório, já que o Inter acabou empatando com o ABC, de Natal, com um gol para cada lado. 
 
Embora tratando-se de um resultado nada positivo, é importante observar que o empate não chega a ser considerado um desastre, até porque o time de Antônio Carlos Zago manteve o predomínio das ações na maior parte do jogo, perdendo várias chances de gol.
 
Mais do que a perda dos dois pontos na tabela, pouco significativa no início da competição, o empate colorado se tornou um prato cheio para a flauta da torcida rival, dando margem a gozações como essas nas redes sociais: 
 
"O Inter não conseguiu fazer a lição de casa, ainda que ela fosse simplesmente decorar o ABC",  ou "O Colorado conseguiu a façanha de empatar no Beira-Rio com as três séries do Brasileirão ao mesmo tempo: A-B-C".
 
Fale com nosso comentarista Lino Tavares: Portal Terceiro Tempo, Linotíciais Portal International, Portal Brasil News, Semanário Virtualino Online,  Rio On Line Jornal, On Line Jornal Porto Alegre, Jornal Expresso Minuano-RS. Facebook:  Lino Mídia Celebrities e Planeta Arte - Estrelas. E-mail: jornalino@gmail..com
 
Foto: UOL
 

 

Últimas do seu time