O Grêmio não conquista um título sequer desde 2010

O Grêmio não conquista um título sequer desde 2010

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

Tite é o predileto para assumir o Grêmio. O ex-técnico do Corinthians está parado desde o fim de 2013 e pretende voltar a trabalhar. Na direção do clube gaúcho, é visto como um treinador com 'capacidade de enfrentamento', requisito básico para assumir o time em momento delicado.

O Grêmio não conquista um título sequer desde 2010. Neste ano, foi eliminado na Libertadores e perdeu a final do Gauchão para o Inter por 4 a 1. Além disso, está longe do Cruzeiro, líder do Brasileirão.

Não bastasse as complicações dentro de campo, o contexto político também será complicado para o novo treinador. O clube tem eleições presidenciais com primeiro turno no fim de setembro e segundo, se houver, em outubro. Qualquer treinador que assumir agora terá um contrato até dezembro e poderá sofrer todo tipo de contestação com motivação na disputa interna de poder.

Pensando nisso, a direção de futebol do clube, que não fala abertamente sobre o nome de Tite, definiu um perfil de profissional postulante ao cargo. Estar preparado para as cobranças e dificuldades que surgirão é primordial para o escolhido.

"Esta situação de 'cascudo' ou emergente, de experiente ou não, é muito relativa. O importante é que seja um profissional que construa uma respeitabilidade como o Enderson construiu. Que tenha uma boa relação com a direção e que saiba o desafio que irá encarar. A pressão será bastante grande, não será fácil. Quem chega já encara isso. Que seja um profissional que tenha estes requisitos e ainda uma capacidade de enfrentamento para o momento delicado pelo qual estamos passando", afirmou o diretor executivo de futebol, Rui Costa.

A direção gremista pretende anunciar o novo treinador o quanto antes. Até para que ele possa comandar o time na partida contra o Vitória, em Salvador no próximo final de semana. Enquanto a direção trabalha, os jogadores estão de folga nesta segunda-feira.

No domingo, o Coritiba venceu por 3 a 2 na Arena, com gol de Alex no último minuto. Enderson Moreira foi demitido logo após o fim do jogo.

Foto: UOL

Últimas do seu time