Há muitos exemplos de times que usaram derrotas para buscar união

Há muitos exemplos de times que usaram derrotas para buscar união

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

Perder hoje para vencer amanhã. Este é o lema do Grêmio após a derrota para o Internacional na final do Campeonato Gaúcho. O 4 a 1 'machucou' o elenco pouco antes da estreia no Brasileiro e das eliminatórias da Libertadores. E para responder imediatamente, os jogadores acreditam que a derrota possa unir ainda mais o grupo e usam exemplos de 'viradas' para acreditar na recuperação.

"O mais importante é voltar a vencer. Longe ou perto de casa, temos que mostrar bom futebol. Assim o torcedor vai estar do nosso lado. Foi um choque e é sempre ruim. Mas o torcedor é apaixonado pelo clube e vai apoiar sempre. Nós vamos tentar buscar as vitórias, que são o caminho para esta reconciliação", afirmou o volante Ramiro.

Há muitos exemplos de times que usaram derrotas para buscar união. O Grêmio saiu da Série B de 2005 para o terceiro lugar no Brasileirão 2006 e depois o vice da Libertadores de 2007. O Internacional perdeu para o rival quando era amplamente favorito no Estadual de 2006 e acabou conquistando a Libertadores daquele ano. O Corinthians usou a eliminação precoce na Libertadores para o Tolima para se fortalecer e ser campeão continental e mundial no ano seguinte.

"Eu acho que são exemplo que nos trazem uma esperança. Mas acima de tudo, o que importa é nossa atitude de dar a volta por cima. Não adianta ter exemplos. Talvez hoje passemos por isso. Esses grupos superaram. Temos que ter a mesma atitude para conseguir o mesmo resultado. De repente, conquistando o objetivo vamos olhar para trás e ver que nos fortalecemos e criamos um grupo campeão. Só depende de nós. Os exemplos nos mostram que dá para chegar", comentou o goleiro Marcelo Grohe.

O abatimento foi evidente nos jogadores. Porém, aos poucos, deixa de estar presente nos treinamentos no Olímpico. 'Virar a página' é algo que ocorre gradativamente.

"O Gre-Nal nos machucou. Mas é página virada. Constantemente se tem que provar no futebol. Já juntamos forças e esquecemos o que passou. Agora temos um novo desafio e precisamos começar forte. Não se pode vacilar", disse Ramiro.

O primeiro compromisso pelo Brasileirão significa recuperar a moral abalada pela goleada sofrida no clássico. O jogo ocorre no próximo domingo, às 16h, diante do Atlético-PR, no estádio Orlando Scarpelli.

Foto: UOL

Últimas do seu time