Clube gaúcho quer provar que racismo sofrido por Aranha foi ato isolado

Clube gaúcho quer provar que racismo sofrido por Aranha foi ato isolado

Três dias depois de ser palco da derrota para o Santos com atos racistas contra o goleiro Aranha, a Arena do Grêmio volta a receber uma partida. Pela 18ª rodada do Brasileirão, o adversário será o Bahia, neste domingo, às 18h30. E o compromisso vai além do gramado. A meta é provar que o racismo sofrido pelo camisa 1 santista foi algo isolado e dar um basta na discriminação.

A iniciativa tem duas frentes. A primeira é institucional. Com objetivo de se defender do julgamento que será realizado no STJD, o Grêmio se manifestou oficialmente repudiando os atos, identificou e puniu alguns torcedores e retomou campanhas contra o racismo. No sábado, um vídeo foi lançado no canal oficial do clube no Youtube. O material lembrava ídolos negros que vestiram a camisa azul, branca a preta e pedia o fim de qualquer ato de discriminação.

Além das ações do clube, os torcedores também iniciaram movimento pelo fim do racismo. O termo 'macaco' foi banido oficialmente das músicas entoadas pela torcida organizada Jovem, e a expectativa é que a Geral do Grêmio, maior organizada do clube, tenha atitude semelhante. Mesmo sendo oposição a atual gestão e consolidada como movimento político inclusive com conselheiros eleitos.

Sob a ótica gremista, o bom comportamento da torcida contra o Bahia será vital para amenizar o dano causado pelos atos racistas de alguns torcedores contra o goleiro Aranha, em duelo da Copa do Brasil, na quinta-feira. Se conseguir apagar, ou ao menos reduzir aquela marca, o clube tem chances de evitar uma pena mais dura nos tribunais.

Dentro de campo, o Tricolor espera se recuperar do infortúnio inesperado. Em relação ao time que perdeu para o Santos por 2 a 0, Felipe Bastos volta ao meio-campo colocando Walace no banco. No ataque, Luan não atuará por força de uma lesão muscular, dando lugar a Alán Ruiz.

Já o Bahia está motivado pela vitória do meio de semana por 2 a 0 contra o Internacional pela Sul-Americana. No Brasileiro, o time comandado por Gilson Kleina vem de três empates seguidos. Em campo, Léo Gago não poderá atuar pois pertence ao Grêmio e está emprestado. Marcos Aurélio, por sua vez, sofreu uma lesão no joelho e fica fora. Maxi, que não enfrentou o Inter, volta após apresentar quadro de gripe.

"São dois jogos [Grêmio e Coritiba] muito importantes, nos quais a gente vai dar o máximo para sair com a vitória. Que a gente continue assim até terminar o primeiro turno", disse o lateral esquerdo Pará, da equipe baiana.

GRÊMIO X BAHIA

Data: 31/08/2014 (domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Correa e Dibert Pedrosa (ambos cariocas)

Grêmio
Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Zé Roberto; Felipe Bastos, Ramiro e Giuliano; Alán Ruiz, Dudu e Barcos.
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Bahia
Marcelo Lomba; Roniery, Lucas Fonseca, Titi e Pará; Rafael Miranda, Fahel, Diego Macedo e Emanuel; Rafinha e Henrique.
Técnico: Gilson Kleina

Últimas do seu time