Além da ampliação no mandato presidencial, foi reduzida a cláusula de barreira nas eleições do Conselho 20% para 15%

Além da ampliação no mandato presidencial, foi reduzida a cláusula de barreira nas eleições do Conselho 20% para 15%

O Conselho Deliberativo do Grêmio aprovou, na noite de segunda-feira, uma mudança no estatuto do clube. Entre outros pontos alterados, o principal é a ampliação no mandato dos futuros presidentes. O período passa de dois para três anos. Agora, uma consulta com os sócios irá oficializar ou não a nova ordem. 

Além da ampliação no mandato presidencial, foi reduzida a cláusula de barreira nas eleições do Conselho 20% para 15%.  E também optaram pela adesão total ao Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut). 
 
A data das eleições para presidente também foram alteradas. Até então elas ocorrem no mês de outubro, que acaba prejudicando muitas vezes o foco do clube no fim das competições daquela temporada. Serão, a partir de agora, em dezembro. 
 
O próximo passo será passar tais trocas pela avaliação dos sócios. Ainda em setembro, o clube convocará uma Consulta Popular para oficializar ou não as alterações no estatuto. 
 
Com isso, as regras terão validade imediata e passarão a implicar, no caso do mandato presidencial, a partir do sucessor de Romildo Bolzan Júnior, que assumiu no começo deste ano e tem período de comando vencendo no fim de 2016. 
 
Foto: UOL

Últimas do seu time