A única derrota no Gauchão até então teve a equipe B representando o clube. Foi na primeira rodada, para o São José, no estádio Passo D'Areia

A única derrota no Gauchão até então teve a equipe B representando o clube. Foi na primeira rodada, para o São José, no estádio Passo D'Areia

Marinho Saldanha
Do UOL, em Porto Alegre

 

No sábado, o São Paulo de Rio Grande impôs a primeira derrota da temporada ao time principal do Grêmio. Até 1º de março, a equipe comandada por Enderson Moreira não sabia o que era sair de uma partida sem pontuar em 2014. E a demora para perder a primeira no ano é algo raro. Desde 2008 que a invencibilidade não durava tanto.

A única derrota no Gauchão até então teve a equipe B representando o clube. Foi na primeira rodada, para o São José, no estádio Passo D'Areia. O grupo principal estava em pré-temporada enquanto os jovens das categorias de base abriram o Estadual.

Nos demais jogos, nada de derrotas. Nem mesmo na Libertadores, onde o início da campanha é empolgante, com duas vitórias nos compromissos contra Nacional, no Uruguai, e Atlético Nacional, na Arena.

No ano passado, a primeira queda do principal foi na fase preliminar da Libertadores: 1 a 0 para LDU, em 23 de janeiro. No ano anterior, a derrota inicial ocorreu logo no primeiro jogo do ano, contra o Lajeadense, por 2 a 0.

Em 2011, quando também dividia atenções com a Libertadores, o Grêmio alternou titulares e reservas no Gauchão, mas abriu a temporada com o time principal. E foi bem. No primeiro turno do Estadual, perdeu só quando usou os reservas contra o Novo Hamburgo. Com titulares, saiu invicto. Porém, a derrota inaugural veio na Colômbia, 2 a 1 diante do Júnior de Barranquilla, no dia 24 de fevereiro.

Em 2010, novamente, a temporada começou bem para o time gaúcho. Uma série de vitórias abriu o ano em que o último título foi conquistado. A primeira derrota, porém, veio pelas mãos do tradicional adversário. No Gre-Nal disputado em Erechim, o Inter venceu por 1 a 0.

Em 2009 o Grêmio se viu de novo dividido entre Libertadores e Gauchão. Repetiu estratégia alternando titulares e reservas e os suplentes caíram para o Veranópolis. Os titulares, em seguida, também perderam, e novamente para o Inter. O primeiro Gre-Nal daquele ano terminou 2 a 1 para os vermelhos, no estádio Colosso da Lagoa.

Já no ano anterior, com Vágner Mancini nos primeiros jogos e Celso Roth na sequência, o Grêmio demorou mais do que em 2014 para perder. Enquanto Mancini comandou o time, não houve derrota. Mesmo assim, a direção da época optou por trocar o comando técnico após a vitória por 1 a 0 sobre o Jaciara na Copa do Brasil. Roth assumiu no mês de fevereiro e levou a invencibilidade até o dia 3 de abril, quando acabou derrotado por 2 a 1 para o Atlético-GO na Copa do Brasil. E a queda fez muito mal ao time. Em seguida o Tricolor perdeu para o Juventude no Gauchão, e acabou eliminado das duas competições.

Portanto, nos últimos seis anos, 2014 foi o ano que a invencibilidade do time principal gremista durou mais. Por isso, Enderson Moreira faz questão de repetir que não será o revés na zona Sul do Estado que atrapalhará os planos.

"Não podemos perder um jogo que todo mundo acha que tudo está errado e que nada funciona. Quando a gente ganha, tem coisas que precisam ser corrigidas. Da mesma forma que a gente tem que saber ganhar, temos que saber perder", disse.

Os jogadores do time tricolor retomam atividades na tarde desta segunda-feira. A próxima partida será na quarta, diante do Cruzeiro-RS, fora de casa.

Foto: UOL

Últimas do seu time